quarta-feira, 27 de maio de 2009

Juninho, um pernambucano Lyonino

Bem coisa de francês chamar o cara de "Juni"...

PARIS (AFP) - Um gigante de 1,79 m se despediu do Lyon nesta terça-feira: depois de 100 gols em 344 jogos, 44 dos quais marcados em cobranças de falta, Juninho Pernambucano confirmou nesta terça-feira sua saída do clube.

O apoiador brasileiro de 34 anos era um dos dois últimos jogadores do time a ter participado em sete campanhas vitoriosas consecutivas do Lyon no Campeonato Francês. O outro é Sidney Govou, formado no clube. Com sua saída, o clube perde um pouco da história e o último de seus astros brasileiros depois do ídolo Sonny Anderson, a primeira grande transferência da história do Lyon.

Comprado ao Barcelona por 17,75 milhões de euros em 1999, Sonny Anderson contribuiu para a conquista dos dois primeiros títulos do Lyon (2002, 2003).

Contratado do Vasco em meados de 2001, Juninho só perdeu um Campeonato Francês, o deste ano. Apesar de não ser um atacante, ele é o quarto maior artilheiro da história do clube, depois de Fleury Di Nallo (222), Bernard Lacombe (149) e Serge Chiesa (134). Anderson é o quinto, com 94 gols.

'Juni', como era chamado por seus companheiros, é o maior artilheiro do Lyon na Liga dos Campeões, com 18 gols em 65 jogos.

"Juninho é um astro que tem que ser protegido. É uma pessoa orgulhosa. O orgulho e a ambição são as características dos grandes campeões que mesmo quando ganham, querem ganhar mais ainda", repetia constantemente Gérard Houiller, um dos treinadores do Lyon.

Durante muitos anos, o brasileiro carregou o time nas costas. Quando estava bem, a equipe vencia. Quando estava mal, perdia.

As últimas temporadas não foram fáceis para Juninho. No início da temporada 2007/08, entrou numa polêmica com Govou, o outro jogador histórico do clube, que criticara na imprensa o tratamento especial dado pelos dirigentes ao brasileiro. Irritado, Juninho devolveu então a braçadeira de capitão, antes de aceitar recuperá-la depois da lesão de seu compatriota Cris, designado como seu sucessor.

Em 2007, o apoiador também teve um atrito com o então treinador Alain Perrin, no dia seguinte a uma derrota na Liga dos Campeões.

Sua última temporada também foi prejudicada por diversas lesões. Além disso, ele se despediu da Liga dos Campeões no dia 11 de março com uma goleada infligida pelo Barcelona (5-2), e ainda foi expulso no fim do jogo.

Contudo, o brasileiro se despediu da melhor forma possível ao converter um pênalti e marcar seu centésimo gol no fim de semana passado contra o Caen em jogo válido pelo Campeonato Francês, recebendo uma longa ovação do público de Gerland, que vai ter dificuldades para encontrar um substituto à altura.

Merci, Juni !


Lunático
6858km de futebol
http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

Nenhum comentário: