domingo, 3 de maio de 2009

3x1 vira, 6x2 acaba



O Campeonato Espanhol ainda não acabou. Mas quase. A quatro rodadas do fim do campeonato, o time de Camp Nou abriu sete pontos de vantagem sobre o Raul Madrid. E pode levantar a taça já no próximo domingo, se vencer o Villarreal em casa e o Real empatar ou perder do Valencia fora de casa.

Messi foi brilhante e explorou uma frágil defesa do Real Madrid que cometeu o erro crasso de jogar em linha, sem sobra, contra um ataque cheio de opções como o do Barça. Parece que ninguém viu o que o Chelsea fez no meio da semana. Contra o Barça, só da para ir na boa. O Real mordeu a isca, foi, se empolgou, fez 1x0 e depois foi humilhado em casa. Marcelo, nosso lateral-esquerdo titular de Dunga fez uma das suas piores partidas. Diarra também colaborou levando outras bolas nas costas.

Além de encerrar uma invencibilidade de 18 partidas do adversário no Nacional, o triunfo ampliou a diferença do Barcelona para o Real de quatro para sete pontos (85 a 78), faltando quatro rodadas para o fim.

De quebra, o time catalão bateu o rival pela segunda vez na temporada - fez 2 a 0 no Camp Nou, no primeiro turno - e quebrou um tabu de quatro anos sem ganhar no Bernabéu. A última vez havia sido em 2005, quando Ronaldinho Gaúcho marcou dois gols na histórica vitória por 3 a 0.

Messi marcou seu gol #23 nesta temporada de La Liga. O time blaugrana chegou ao gol #100 (34 jogos, média de 2,94 por jogo) com Piqué. Henry disputou sua terceira partida na casa do Real e marcou seu quarto gol no local. O primeiro foi pelo Arsenal, nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões de 2006, em que o time inglês foi vice-campeão, perdendo a final justamente para o Barcelona.

O segundo gol aconteceu em 2008, e foi o de honra na goleada que os catalães sofreram por 4 a 1 pelo Campeonato Espanhol. Neste sábado, Henry foi à forra e marcou duas vezes no triunfo que deixou o Barcelona muito perto do título nacional: precisa vencer dois dos quatro jogos restantes para comemorar.

Com 69 gols nesta temporada, o trio formado por Messi, Henry e Eto'o tornou-se o melhor ataque da história da Liga Espanhola. Eles superam em três tentos o ataque do Real Madrid na temporada 1960/1961, formado por Puskas, Di Stefano e Del Sol.

Por um gol a goleada deste sábado não entrou para a história como a maior do Barcelona sobre o Real no Bernabéu. No dia 16 de fevereiro de 1974, os catalães venceram por 5 a 0, pelo Campeonato Espanhol.

Ou seja, uma festa de um time que recentemente já tinha humilhado outro grande europeu, o Bayern München pela Champions. A missão agora é mais difícil: sairá o Chelsea pro jogo ou jogará pros pênaltis ? "Esse resultado não vai mal para a partida contra o Chelsea", ironizou Guardiola, mostrando bom humor. Vamos ver se ele vai estar rindo assim na 4a. feira.

A ver !

Lunático
6858km de futebol
http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

Nenhum comentário: