terça-feira, 21 de abril de 2009

Futebol na biblioteca


Yo soy el Diego
La autobiografía de Maradona, el famoso jugador de futbol Argentino.
Editora: Publishers Weekly
As amargas memórias da mais controversa estrela recente do futebol mundial, Maradona - ele reconta sua ascenção à fama e à glória desde suas origens nas perfirerias de Buenos Aires. O livro é espetacular não só pela visão da históia pelo lado do craque argentino (a mais comum era a da imprensa, geralmente marrom) dos eventos e figuras mais importantes do futebol mundial mas também pela exploração da vida polêmica dele fora do campo. Seu esforço para lidar com a pressão imensa da fama tornou-o uma das figuras pública mais reconhecidas no planeta e sua confrontação com os poderes ilustra sua humanidade profunda (e frequentemente danificada por algumas atitudes auto-destrutivas).A autobiografia pinta diversos retratos frequentemente contraditórios: pai de família, gênio criativo, amigo leal, herói trágico, artista temperamental, homem do povo e criança rebelde. A verdade sobre Maradona não se encontra em nenhumas destas encarnações mas um pouco na soma contraditória destas peças; é finalmente ser humano enigmático contudo sincero, uma criança de origens humildes (favela) que se encontrara de repente jantando com papas e que não tinha papas na língua. Nenhum assunto é tabu para Maradona: a discriminação dos italianos do sul como percebido durante seus dias no Napoli, a corrupção da igreja católica, seu apego por toda a vida à cocaína, e seu relacionamento esticado com os políticos e os burocratas que o usaram quando era conveniente. É a história da vida desafiante de um dos atletas os mais brilhantes do século. Com e sem a bola nos pés.

Cem Anos de Paixão - Cláudia Mattos
Cláudia Mattos mostra as origens da paixão pelo futebol nestes cem anos de paixão. Criada para ser uma dissertação acadêmica, ''Cem anos de paixão'' teve a sorte de ser escrita por uma jornalista que decantou o ranço acadêmico e nos propiciou um livro delicioso. A autora retoma do começo - desde o momento em que o futebol chegou ao Rio pelas mãos do descendente de ingleses Oscar Cox, passando pelas jogadas mágicas da era Garrincha, da era Zico, até os lances mais recentes considerados por Nelson Rodrigues de 'complexidade shakespeariana', que tem no Fla-Flu seu momento mais elevado. Os mitos e suas celebrações futebolísticas, que foram ao longo do século compondo o caráter brasileiro, são devidamente analisados ou seria melhor dizer, decodificados. Uma jogada em alto estilo. ''Cem anos de paixão'' é um livro que vai mexer com o seu coração. Não importa que cores ele tenha.

PELE - A AUTOBIOGRAFIA - Édson Arantes do Nascimento

Editora: SEXTANTE
Pelé é o brasileiro mais conhecido do planeta, sem dúvida, mas quem conhece de verdade o Pelé? Neste livro, o maior jogador de futebol da história conta com sua própria voz, de forma simples como num bate-papo, um inacreditável conto de sucesso e transformação - de criança pobre a adulto milionário, das peladas com bola de meia nas ruas de Bauru às partidas épicas nos estádios mais glamourosos do mundo, de ladrão de amendoim a Cavaleiro condecorado pela Rainha, de 'pestinha' ajoelhado no milho a ministro de Estado - de homem a lenda. Mas nem só de triunfos é feita essa história. O leitor vai se surpreender ao descobrir que nenhum assunto é tabu para Pelé. Ele expõe suas angústias, inseguranças e erros, as brigas com João Havelange e o centroavante Ronaldo, a fama de chorão, o desencanto com a elite política brasileira, a religiosidade, o apego à família. Não deixa de comentar os casos extraconjugais que lhe deram filhos só reconhecidos mais tarde, nem foge da maior dor que já sentiu na vida - a prisão de seu filho Edinho por suspeita de envolvimento com tráfico de drogas.

AFONSINHO E EDMUNDO A REBELDIA NO FUTEBOL BRASILEIRO- José Paulo Florenzano

Editora: MUSA
O livro 'Afonsinho e Edmundo' focaliza a produção do jogador-disciplinar exigido pela modernização do nosso futebol iniciada nos anos 60. José Paulo Florenzano analisa com sensibilidade a trajetória de Afonsinho e Edmundo, dois de uma série de expoentes da rebeldia dentro do futebol brasileiro e que acabaram enquadrados na categoria do jogador-problema. A leitura do livro revela as malhas e os bastidores do poder em busca da produção da docilidade e da excomunhão do rebelde transformado em jogador-problema.

Lunático
6858km de futebol
http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

Nenhum comentário: