sábado, 4 de abril de 2009

As eliminatórias da Copa - resumo da semana

EUROPA
Ao que parece, a grande maioria dos favoritos vai bem. A Holanda deve ser a primeira a garantir a vaga no continente. Espanha, Alemanha e Itália devem segui-la sem dificuldades, ao contrário de França, e principalmente, de Portugal. A Sérvia, com uma surpreendente vitória de 3x2 fora de cdasa sobre a Romênia também deve chegar lá.

GRUPO 1
Sábado - Malta 0x3 Dinamarca; Albânia 0x1 Hungria; Portugal 0x0 Suécia
Dinamarca e Hungria na frente. Hungria com um jogo a menos que a Dinamarca. Portugal quatro pontos atrás dos líderes.

Na terça, Dinamarca e Hungria ganharam de novo... vermos uma Copa sem o melhor jogador mundo ? Portugal 7 pontos atrás dos líderes, um jogo a menos que a Hungria.

GRUPO 2
Sábado - Israel 1x1 Grécia; Suíça 2x0 Moldávia
O mais equlibrado. Israel perdeu a chance de ser líder. Grécia líder no saldo de gols a frente da Suíça. Um dos gols suíços foi do brasileiro Gélson.

Terça - Grécia 2x1 Israel, Moldávia 0x2 Suíça; Lituânia 2x0 Luxemburgo
Israel desabou de vez pra quarto. Suiça e Grécia empatados na frente e Lituânia 3 pontos atrás.

GRUPO 3
Sábado - Irlanda do Norte 3x2 Polônia; Rep. Tcheca 0x0 Eslovênia
A Irlanda do Norte passava um ponto a frente da Eslováquia que não jogou no sábado. A Rep. Tcheca segue decepcionando.

Terça - Irlanda do Norte 3x0 Eslovênia; Rep. Tcheca 1x2 Eslováquia; Polônia 10x0 San Marino
O hat-trick de Warren Feeney para a Irlanda manteve os irlandeses 1 ponto a frente da Eslováquia. San Marino manteve a média de gols alta no torneio classificatório europeu. A Rep. Tcheca já é carta fora do baralho. Já estão em quarto e os vizinhos em segundo.

A maior goleada da história das eliminatórias européias segue sendo Alemanha Ocidental 12x0 Chipre em 1969.

GRUPO 4
Sábado - Alemanha 4x0 Liechtenstein; Rússia 4x0 Azerbaijão; Gales 0x2 Finlândia
A Alemanha de Joachim Low havia perdido seus dois últimos amistosos mas na hora em que é pra valer, eles ganham. A Rússia de Gus
Hiddink, Pavlyuchenko e zyrianov segue 4 pontos atrás com um jogo a menos esperando o inesperável, um tropeço alemão. O País de Gales, que seguia o mesmo passo, ficou pra trás com a derrota incrível em casa.

Terça - Rússia 1x0 Liechentenstein; Gales 0x2 Alemanha
Nada mudou. A Rússia descobriu que não dá para depender do País de Gales.

GRUPO 5
Sábado - Espanha 1x0 Turquia; Bósnia-Herzegovia 4x2 Bélgica
Foi dífícil mas Pique garantiu a Espanha em casa. 27 vitórias em 30 jogos invictos pros ibéricos. 40 jogos sem derrota da Espanha em eliminatórias. O segundo agora é a Bósnia, 6 pontos atrás dos latinos.

Terça - Turquia 1x2 Espanha; Bélgica 1x2 Bósnia-Herzegovina
De viarada e com gol no final é mais gostoso. 28 vitórias em 31 jogos invictos. 41 jogos sem derrota. Quem bate a Espanha ? Incrível o gol perdido por Tuncay Sanli no final. A resposta espanhola: gol de Riera, nos descontos. Cruéis, muito cruéis os espanhóis... ainda mais com os bósnios ganhando um difícil jogo fora de casa e tentando manter a pressão... 4 pontos de vantagem sobre a Turquia dão uma margem boa para eles se garantirem na repescagem.

GRUPO 6
Terça - Inglaterra 2x1 Ucrânia; Andorra 0x2 Croácia
Um só gol de Schevchenko não fez verão (23° dele em eliminatórias). 5 vitórias em 5 jogos para os ingleses (desta feitra Crouch e Terry marcaram), que disputam com a Holanda o título de melhor campanha das eliminatórias UEFA. Croácia em segundo, 5 pontos atrás.

GRUPO 7
Sábado - Lituânia 0x1 França; Romênia 2x3 Sérvia
Ribéry marcou um golaço e põs os franceses 5 pontos atrás dos sérvios. Curiosamente, o romeno Stoica marcou contra e a favor do seu time contra os sérvios que ganharam a segunda consecutiva da Sérvia jogando fora de casa pelas eliminatórias.

Terça - França 1x0 Lituânia, Àustria 1x2 Romênia
O mesmo jogo de novo. Ribéry garantiu a vitória francesa. Sérvios lideram com 2 de vantagem.

GRUPO 8
Sábado - Montenegro 0x2 Itália; República da Irlanda 1x1 Bulgária; Chipre 2x1 Geórgia
Pirlo e Pazzinni marcaram para o time da bota. A Irlanda de Giovanni Trapatonni, ex-técnico da Juve, ficou no 1x1 em casa contra a Bulgária, que empatava sua 4a. partida seguida - Zagallo virou fã desse time !!! Itália líder de novo, 2 pontos na frente. Primeira vitória do Chipre.

Terça - Itália 1x1 República da Irlanda; Bulgária 2x0 Chipre
Quinto empate seguido da Irlanda. Viva o estilo Zagallo. Crueldade com os italianos, o gol de Keane veio aos 44 do 2° tempo após a Itália ter jogado com 10 por 87 minutos com a expulsão de Pazzinni. E a Irlanda quase vira nos descontos... Bulgária 7 pontos atrás da Itália e 5 da Irlanda.

GRUPO 9
Sábado - Holanda 3x0 Escócia
Quarta vitória dos laranjas em 4 jogos. Tá fácil demais !

Terça - Holanda 4x0 Macedônia
Holanda na Copa.

ÁSIA
Grupo A: Australia 2-0 Uzbequistão, Bahrein 1-0 Catar
A Austrália poderia ter sido o primeiro time, fora o país-sede África do Sul, a ter garantido sua vaga se o Bahrein não tivesse sido cagado e vencido o Catar por 1x0. Precisam de 1 empate nos 3 jogos restantes. Tão na Copa. Kewell e Kennedy marcaram.

Grupo B: Coréia do Sul 1-0 Coréia do Norte, Arábia Saudita 3-2 Emirados Árabes
Após 4 empates, finalmente saiu um vencedor num conflito entre as duas Coréias. Kim Chi-Woo destravou o conflito aos 42 dos 2o. tempo. A Coréia do Sul agora é líder isolada seguida por Coréia do Norte e Arábia Saudita com 10 pontos.

CONCACAF
EUA 3-0 Trinidad e Tobago
Honduras 3-1 México
Costa Rica 1-0 El Salvador

Altidore, do Villareal, emprestado ao Xerz da 2a. divisão marcou um hat-trick para os líderes americanos. O México corre o sério risco de ficar de fora... não consegue ganhar duas seguidas. No momento, México e Equador jogariam uma vaga na copa na repescagem. Centeno salvou a Costa Rica e manteve o time no páreo. EUA com 7, Costa Rica com 6 e Honduras com 4 estariam na Copa. Mas vejam que o equilíbrio é tão grande que o México, em quarto, tem 3 e El Salvador e os trinitenhos, 2. Definitivamente, nada decidido. Nova rodada dupla em junho.

Lunático
6858km de futebol
http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

Nenhum comentário: