quinta-feira, 2 de julho de 2009

A ignorada Libertadores

Infelizmente, o racismo ainda foi assunto: na hora das substituições do Cruzeiro, na entrada de Elicarlos - envolvido na confusão com Máxi López na semana passada - uma minoria da torcida gremista imitou o som de macacos. A mesma manifestação havia acontecido na etapa inicial, mas para o zagueiro Leonardo Silva, quando ele caiu no chão, lesionado. Foram gritos isolados, nada que representasse todo o estádio, mas perfeitamente identificáveis. A torcida do Grêmio costuma fazer o mesmo som em Gre-Nais, como provocação ao Inter. Diferentes cânticos dos tricolores tratam os colorados como macacos. A torcida, porém, argumenta que não é uma manifestação racista. Lamentável.

Assim como no jogo da volta da final da Copa do Brasil, o visitante se deu bem em Porto Alegre. E parece até que o Cruzeiro resolveu seguir exatamente a mesma cartilha do Corinthians - não ficar na retranca, marcar 2 gols no primeiro-tempo e passar a 2ª etapa numa boa. A arbitragem de Oscar Ruiz não comprometeu. O GrÊmio é que acordou tarde. Portanto, o Cruzeiro será o time brasileiro na final (5x3 no placar agregado) e agora tem que pensar em como marcar Verón.

O zagueiro gremista Adilson chegou a três cartões vermelhos no ano. Já o Cruzeiro teve suas seqüência de 6 vitórias consecutivas na competição interrompida. Cruzeiro e Estudiantes se enfrentarão pela primeira partida da decisão da Libertadores na próxima quarta-feira, na Argentina. Como teve melhor campanha pelo grupo 5, o time celeste poderá decidir o título da competição, dentro de casa, ao lado do seu torcedor, no próximo dia 15. O técnico Paulo Autuori, contratado em maio para remodelar a equipe na busca pelo título continental, grande sonho da temporada, além de não conseguir o objetivo, se despede da competição sem ter conseguido uma vitória sequer.

Até as oitavas-de-final, quando Celso Roth e o interino Marcelo Rospide comandaram o Tricolor, a campanha invicta era a melhor entre todos os clubes da Libertadores. Autuori assumiu o cargo nas quartas, e a classificação nessa fase veio com dois empates contra o Caracas, da Venezuela. Na semifinal, o Cruzeiro eliminou os gaúchos com um triunfo (3 a 1 no Mineirão) e um empate (2 a 2 no Olímpico). Autuori sai da Libertadores com um aproveitamento de 25%.

O desempenho gremista desde a chegada do treinador não é bom também no Campeonato Brasileiro, competição que restou na temporada para o clube gaúcho. Em seis rodadas foram duas vitórias, dois empates e duas derrotas (44,4%). No geral, a equipe de Autuori tem 36,6% de aproveitamento.

O inusitado da derrota do Grêmio é que quem se demitiu após a mesma não foi o treinador e sim diretor de futebol da equipe, André Krieger.


Com a final da Copa do Brasil sendo disputada na 4a. feira, a mídía nacional ignorou o equivalente a ignorar uma semifinal de Champions League... não parece (nem os gols passaram no Globo Esporte) mas ontem foi jogada a partida de volta do confronto que classificou o Estudiantes (Arg) de Verón) contra o Nacional (Uru). A equipe argentina venceu o Nacional por 2x1, com dois gols de Boselli e Medina descontou para os uruguaios. Ressalte-se o penal não marcado para os uruguaios no começo da partida pelo árbitro paraguaio Carlos Torres. Como já tinha 1x0 de vantagem na partida de ida, acabou o confronto com 3x1 no placar agregado. A outra vaga será decidida no peito (espero que não na raça) entre Grêmio e Cruzeiro hoje a noite.

Lunático
6858km de futebol
http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

Nenhum comentário: