terça-feira, 11 de março de 2008

Os velhinhos do Board...

"O que aparece na TV depois não interessa. O que vale é o que o árbitro vê e marca", frase, no mínimo infeliz, do responsável pela arbitragem do campeonato paulista publicada ontem na Folha de São Paulo...

Pra quem não sabe, não é a FIFA sozinha que apita sobre mudança das regras do jogo de futebol e sim o International Football Association Board (Board para os íntimos), um colegiado composto pela The Football Association (a CBF da Inglaterra), The Scottish Football Association (a CBF da Escócia), The Football Association of Wales (a CBF do País de Gales), The Irish Football Association (a CBF da Irlanda do Norte) - essas entidades com direito a um voto cada e a FIFA, que por representar as outras 204 federeções nacionais, faz jus a 4 votos. Toda proposta de mudança de regra precisa de uma aprovação não por maioria simples e sim de 3/4 dos votos. Ou seja, mudança em regra precisa de no mínimo 6 votos para ser aprovada mas os velhinhos são chatos pra caramba... O peso dos britânicos no Board deve-se ao fato de eles serem os inventores do ludopédio.

O Board se reúne anualmente pra discutir as propostas. A reunião desse ano terminou sábado em Gleneagles, Escócia e em sua decisão mais importante decidiu parar os testes com a chamada "tecnologia da linha de gol", na qual a bola e as traves teriam sensores para indicar se ela entrou ou não, a exemplo do ocorre por exemplo no hóquei no gelo. Os motivos alegados para a derrota foram a manutenção de aspectos humanos do jogo (herrar hé umanu...), a universalidade das regras do jogo além do custo de implementação da tecnologia, que exigiria modificações em todos os estádios do mundo, nas bolas, etc...

Ate aí você já deve estar por dentro porque o Jornal Nacional de hoje informou...

O que você não sabe é que por outro lado, o Board aprovou uma proposta da FIFA de conduzir um experimento envolvendo mais dois assistentes (se com um trio de arbitragem o negócio não anda, imagine com um quinteto... Eurico Miranda já afirmou ser contra a proposta porque assim os custos de suborno sobem 66%...) que irão prestar atenção principalmente em faltas e desvios de comportamentos afins dentro das áreas (Roque Júnior e outros craques do agarra-agarra que se cuidem !). A competição em que o teste vai ser feito ainda não foi definida.

O IFAB também discutiu uma proposta da Scottish FA com respeito ao uso de video-tape para provar simulações de faltas após os jogos. Embora a sugestão não tenha sido aprovada os membros do conselho concordaram que simular é um ato de desrepeito, o qual deve ser combatido intensamente durante as partidas por todas as federações. Ou seja, ficou tudo na mesma... continuamos nas mãos e na interpretação dos homens de preto...

A chamada Fair Play Convetion submetida pela FA com o intuito de estabelecer procedimentos para lidar com jogadores machucados em campo enquanto o jogo ainda está rolando, foi aceita por todos mas a regra do jogo não sofrerá alterações. O entendimento é que o fair-play é um comportamento institivo e não uma atitude a ser regulamentada.

As mudanças aprovadas na lei do jogo foram:

Regra 1 - Do campo de jogo
Para padronizar o tamanho do campo de futebol para jogo internacionais Classe A, o tamanho do campo foi fixado em 105m x 68m em lugar dos 100-110m x 64m-75m mencionados na regra atual.

Regra 2 - Da bola
Dentro do padrão de qualidade FIFA para bolas, a IFAB concordou que os logos 'FIFA APPROVED', 'FIFA INSPECTED' e 'International Matchball Standard' lançados em Maio/2007 substituam os logos atualmente em uso.

Ou seja, mudança significativa na regra do jogo, nada !!! Faz 11 anos que as regras não mudam significativamente, com exceção e mudanças de redação para simplificá-las e melhorar o entendimento das mesmas.

A entidade continua chata pra caramba com o uso de tecnologia... aproveitou a reunião para enfatizar mais uma vez as pessoas das áreas técnicas no campo de jogo não devem ter acesso a monitores de televisão...

Finalmente, o presidente da FIFA fez um forte apelo contra carrinhos violentos no campo de jogo, reiterando que "jogadores que cometem tais atos devem ser banidos do futebol". Que se banam realmente !!!

A reunião do ano que vem (a 123a. da história) promete ser emocionante uma vez que vão discutir sobre a aparência e o projeto (design) da bola de jogo... A Irlanda do Norte aguarda ansiosamente os velhinhos do Board... a pauta vai ser realmente emocionante !

Nenhum comentário: