terça-feira, 11 de março de 2008

Messi, o Pedrinho argentino ???


O cracaço de bola Messi já acumula 246 dias no estaleiro nos 3 anos de Barcelona devido a 7 lesões, sendo 5 delas musculares e muito parecidas entre si. A última ocorreu na semana passada na partida da Champions League do Barça contra o Celtic.

A Pulga, como é conhecido o craque na Espanha,está preocupado com seu azar. Ele, por exemplo, devido a suas constantes contusões musculares chegou a perder a final da Champions em 2006 contra o Arsenal em Paris (2-1 pro Barça).

O pior estaria por vir na temporada atual - em apenas 6 meses, Messi já teve que parar por 3 vezes: a primeira em setembro, a segunda em dezembro passado e a última na semana passada.

As lesões de Messi

Temporada 2005-2006.- Distensão do bíceps femural da perna direita: 18 dias de afastamento.

- Ruptura do bícpes femural da mesma perna direita: 79 dias sem jogar (ele tentou voltar no período e teve uma recaída). Perdeu a final da Champions devido a essa lesão.

Temporada 2006-07- Esguince do ligamento lateral externo do tornozelo direito: 2 semanas fora- Fratura do quinto metatarso do pé esquerdo: 3 meses de estaleiro

Temporada 2007-08

- Contratura dos isquiotibiais: uma semana ausente.

- Ruptura fibrilar do bíceps femural da perna esquerda: 36 dias de recuperação

- Ruptura fibrilar do bíceps femural da perna esquerda: Previsão de mais 6 semanas fora.

O cara tá parecendo o Pedrinho...



Em 1998, ainda no Vasco, contra o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito o levou a sofrer a primeira das três cirurgias que realizaria.

Uma recuperação de seis meses, aparentemente mal sucedida, e Pedrinho rompeu os mesmos ligamentos, em 1999, durante um jogo-treino onde se preparava para voltar. Nova cirurgia, mais oito meses inativo e começou uma série de contusões musculares de pouca intensidade.

Em 2001, com o novo rompimento do ligamento cruzado anterior, desta vez, no joelho esquerdo, logo assim que se transferiu do Vasco para o Palmeiras.

Dois anos depois, Pedrinho sofreu de depressão, porque as contusões também o acompanharam no clube paulista. Mais uma vez, porém, conseguiu dar a volta por cima.

Quando chegou ao Fluminense no início de 2006, realizou 18 partidas e marcou um gol. Neste período, ficou inativo por duas vezes: sofreu um estiramento muscular na coxa esquerda, em abril, e parou por três meses.

Ao se preparar para a volta, fraturou o dedão do pé esquerdo durante um treino em julho - mais três meses parado. Ele ainda sofreu várias contusões musculares de menor intensidade, gripes e problemas gastrointestinais em sua passagem pelas Laranjeiras.

Jogador que teve a carreira marcada por sucessivos problemas físicos, Pedrinho conseguiu se recuperar para o futebol no Santos. O fisioterapeuta do Alvinegro, Nilton Petrone, o Filé, detectou e corrigiu um desvio no quadril do meia. Com isso, Pedrinho voltou a jogar bem, sem se preocupar com lesões.

Assim, na minha opinião de completo leigo em medicina e em fisioterapia, ou o Messi arruma um médico, um preparador físico e um fisioterapeuta decentes ou não vai durar muito na Catalunha...

Nenhum comentário: