sexta-feira, 14 de março de 2008

HÁ 60 ANOS NASCIA O EXPRESSO DA VITÓRIA


As manchetes do jornal dos Sports de 15 de março de 1948 eram as seguintes: "Recebamos os vascaínos como autênticos heróis de uma jornada sem precedentes"; "Partiram para a vitória e venceram!"; "Que todos acorram ao aeroporto!"; "Vozes do esporte louvam a conquista sensacional"; "No Galeão às 17,30 e no aeroporto uma hora depois".

O motivo: o Clube de Regatas Vasco da Gama conquistava a 60 anos o primeiro título internacional de um clube brasileiro. E o fez de forma invicta. No peito, na raça e numa disputa de pontos corridos.

Depois do Trem da Vitória, equipe bi-campeã carioca em 1930 (em 1931 esse time chegou a aplicar um 7x0 na baba do Flamengo), nascia e ficava pra sempre na história do Vasco o Expresso da Vitória.

HOMENAGENS

“A vitória não é só dos vascaínos. É do desporto brasileiro.”

(João Lyra Filho, Presidente do Conselho Nacional de Desportos, o CND, na época a instância máxima do esporte brasileiro)

“Tenho o maior prazer de felicitar os esportistas brasileiros por tanto denodo, perseverança e disciplina que elevaram o nome do esporte nacional, levantando com justiça o título de campeão sul-americano.”

(General Ângelo Mendes de Morais, Prefeito do Distrito Federal - na época o Rio de Janeiro ainda era a capital do Brasil)

“A ABI - Associação Brasileira de Imprensa -, sempre atenta a todas as festas que assinalam tanto os triunfos da inteligência como os da vida desportiva na sua mais alta expressão, não pode deixar de compartilhar com o maior entusiasmo das manifestações vibrantes do regosijo público pela vitória grandiosa que vem de alcançar denodadamente o grêmio da Cruz de Malta nesta parte do hemisfério, conquistando o título de campeão invicto num certame glorioso de campeões. Esse acontecimento equivale à consagração de nossa indisputada primazia no esporte continental.”

(Herbert Moses, Presidente da Associação Brasileira de Imprensa - ABI)

O RECONHECIMENTO DA CONMEBOL

No início de 1996, o Comitê Executivo da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) reconheceu o Vasco como primeiro campeão sul-americano de clubes. A decisão só não foi unânime porque o representante do Flamengo, Michel (Imbecil) Assef, votou contra o reconhecimento. Alguém aí suspeita de mais um motivo para o Vasco não reconhecer o título Intercontinental de clubes do rival como campeonato mundial ???

A oficialização do título de 1948 por parte da entidade máxima do futebol na América do Sul elevou o Gigante da Colina à condição de primeiro clube do mundo a ter conquistado um campeonato continental oficial, uma vez que as competições similares em outros continentes só começaram a ser realizadas na década de 1950.

O Vasco ganhou também o direito de participar da Supercopa, torneio então restrito aos clubes vencedores da Taça Libertadores da América. Jogou a edição de 1997, em que foi eliminado curiosamente pelo River Plate. Em 1998 - ano em que o Vasco ganhou a Libertadores -, a Supercopa fui substituída pela Copa Mercosul. O Vasco disputou todas as edições da nova competição e conquistou-a brilhantemente em 2000, levantando assim seu terceiro título sul-americano oficial.

A CAMPANHA
Vasco 2x1 Litoral (BOl)
Vasco 4x1 Nacional (Uru)
Vasco 4x0 Municipal
Vasco 1x0 Emelec (Equ)
Vasco 1x1 Colo Colo (Chi)
Vasco 0x0 River Plate (Arg)

OS HERÓIS:

- Goleiros: Barbosa e Barcheta
- Zagueiros: Augusto, Wilson e Rafagnelli
- Médios: Ely, Danilo, Jorge e Moacir
- Atacantes: Nestor, Djalma, Maneca, Lelé, Friaça, Dimas, Ademir "Queixada" Menezes, Ismael e Chico

Os pesquisadores Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida, ambos vascaínos, estão produzindo um livro intitulado "Um Expresso chamado Vitória"(em fase final de edição) cujo lançamento está previsto para 21 de agosto deste ano, dia do aniversário de 110 anos do Club de Regatas Vasco da Gama. Entre em contato com os autores por intermédio do e-mail expressovasco@ig.com.br e garanta já o seu exemplar desta obra obrigatória na biblioteca de qualquer vascaíno. O pagamento antecipado dá direito à entrega do livro em sua residência e a concorrer ao sorteio de uma camisa Retrô 1948 do Vasco.

O http://www.netvasco.com.br traz um especial em 10 capítulos com o passo dessa história de autoria dos vascaínos citados acima. Não perca esse documento histórico.

http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

Nenhum comentário: