terça-feira, 30 de junho de 2009

Arbitragem da final da Copa do Brasil promete

Contra a arbitragem brasileira, é melhor prevenir do que remediar. Pra começar, hoje a tarde, a diretoria do Internacional-RS convocou a imprensa e divulgou um DVD com imagens dos juízes beneficiando, com seus erros, o Corinthians na competição. Do DVD faz parte, por exemplo, o pênalti não marcado a favor do Vasco na partida da volta nas semi-finais em S. Paulo. O Inter também não esquece do escândalo da arbitragem de 2005, que colocou sob suspeita os erros de arbitragem no confronto direto do 2° turno do Brasileirão daquela temporada. Os erros foram a favor do Corinthians.

Mais detalhes sobre o polêmico DVD, clique aqui - Reportagem UOL Esporte.

Especificamente no confronto com o Corinthians na atual Copa do Brasil, no primeiro jogo da decisão, realizado no dia 17 de junho, vários erros de Héber Roberto Lopes denunciados: um pênalti que Marcelo Oliveira teria cometido no atacante Alecsandro, no começo do jogo; a não aplicação de cartões amarelos a jogadores do Corinthians que estavam "pendurados" e poderiam ser suspensos; e o lance em que o árbitro permitiu uma cobrança de falta com a bola rolando e, como consequência, o atacante Ronaldo acabou fazendo o segundo gol do 2 a 0.

No mesmo dia que o Internacional mostrou o dossiê relatando os erros de arbitragem que teriam favorecido o Corinthians a chegar à final da Copa do Brasil, a CBF anunciou o nome do árbitro que apitará a decisão do torneio. O nome do polêmico Ricardo Marques Ribeiro, de Minas Gerais, foi o sorteado e o histórico dele não é nada animador...

Ricardo Marques Ribeiro se envolveu em algumas polêmicas nos últimos anos. Logo após a primeira rodada do Brasileiro do ano passado foi suspenso pela Comissão de Arbitragem, por falta de ação disciplinar na partida entre Palmeiras e Coritiba. Ainda em 2008, foi a vez do Figueirense reclamar do árbitro, depois da partida contra o Fluminense, quando o time carioca venceu a partida com um gol aos 40 minutos da etapa final. Washington, então no Flu, teria desviado a bola com a mão, tirando do goleiro Wilson, e deixando Thiago Neves livre para marcar.

No início de 2009, o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, divulgou uma nota oficial com acusações contra Marques Ribeiro. O dirigente atleticano acusou o árbitro de ser funcionário do vice-presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro e pediu para que ele não apitasse mais jogos do Galo.

O árbitro à época, declarou não ver problemas em trabalhar no gabinete do Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro: “Nunca tive qualquer tipo de problema. Nunca foi levantada qualquer tipo de suspeita”. Porém, Ricardo Marques Ribeiro admitiu que irá conversar com o Wanderley Salgado de Paiva sobre sua presença no gabinete “O que ele decidir, vou acatar”. Ou seja, iria obedecer o desígnio do dirigente cruzeirense. Detalhes dessa história, aqui.

Na minha opinião, o Internacional-RS, pelo histórico de arbitragens recentes que tem contra o Corinthians-SP tem todo o direito de botar pressão. Ainda mais agora com a escolha desse árbitro batráquio para a final.

Ronaldo Fenômeno, como sempre, quando tem aberto a boca ultimamente falou besteira: "o futebol é lindo e emocionante por causa dos erros dos árbitros. Imagine se fosse tudo automático, sem nenhum tipo de erro? Seria monótono;"

Agora você já imaginou como seria um jogo de futebol decidido só na bola, pelo poder ofensivo/defensivo demonstrado pelas equipes, pela habilidade dos atletas em campo e com alguém de preto la tomando conta e fazendo com que as regras fossem cumpridas e aplicadas igualitariamente para os dois lados, sem exceções... ganhar o melhor na bola, seria monótono, né ? VTNC, Ronaldo !
Mano Menezes faz críticas ao dossiê de arbitragem preparado pelo Internacional

Andrés Sanchez: `Corinthians já foi beneficado e prejudicado pela arbitragem`

Confira lances do dossiê feito pelo Inter com erros de arbitragem a favor do Corinthians

Internacional prepara dossiê sobre favorecimentos da arbitragem ao Corinthians

Internacional prepara dossiê com erros de arbitragem favorecendo o Corinthians

Lunático
6858km de futebol
http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

Nenhum comentário: