sexta-feira, 12 de junho de 2009

O futebol no cinema (e na televisão)

"23 Anos em 7 Segundos"
De Di Moretti e Julio Xavier. O documentário sobre o Corinthians fala sobre a paixão da torcida por meio de um de seus momentos mais célebres, quando o time saiu de um jejum de 23 anos de títulos diante da Ponte Preta, na final do campeonato paulista de 1977. © Fox Filmes do Brasil. "23 anos em 7 segundos - O fim do jejum Corinthiano" narra a saga histórica do clube alvinegro na conquista do Campeonato Paulista de 1977, depois de 23 anos de espera. Com relatos emocionantes e cenas inéditas, o documentário traz depoimentos de vinte e três personalidades ilustres. Momentos marcantes como o último título, em 1954, o fim do tabu contra o Santos, em 1968, a invasão do Maracanã, em 1976, a campanha de 1977 e os três jogos decisivos contra a Ponte Preta, fazem parte do filme. A estréia nos cinemas será no dia 26 de junho. No dia primeiro de julho, a pré-venda do DVD já está aberta nos sites credenciados (já tem na Videolar). É uma pré-venda oficial com entrega a partir de 23 de julho. Preço: R$ 29,90. O produto, aliás, também poderá ser acrescido de uma edição especial e limitada de um livro sobre a conquista. E o preço será de R$ 199,90.


More than just a game - Trailer - Contado através dos relatos de 5 prisioneiros, esta é a história de ativistas políticos enviados para a prisão de Robben Island nos anos 60 pelo dirigentes do regime do Apartheid. Eles superam a prisão criando uma liga de futebol e dando vazão ao seu comprometimento e disciplina através cdo esporte. Sensacional.


Zico na rede
Zico na Rede, uma produção brasileira da Business Television, que conta a história da carreira do Galinho de Quintino através dos gols.

Gols que escrevem uma história. Uma história que tem paixão e emoção, uma trajetória de sucesso, dedicação e amor ao esporte, contada por meio de muitos gols, por ex-jogadores, personalidades e por um tal Artur, nascido em Quintino, subúrbio carioca, e que se transformou em um dos maiores camisas 10 do futebol mundial. Tendo como palco principal o Maracanã, essa história de vida contada por Zico virou DVD, uma caprichada produção da Business Television, que traz, por um ângulo diferente, a obra e a arte do Galinho de Quintino nos gramados do Brasil e do mundo. No Zico na Rede, imagens inéditas do ídolo do Flamengo e da Seleção Brasileira, depoimentos, produzidos especialmente para o DVD, com ex-companheiros de equipe, jornalistas e artistas, além de mais de 150 dos mais importantes e bonitos gols da carreira do filho de Seu Antunes e Dona Matilde. Entre os entrevistados estão nomes como Adílio, Edinho, Júnior, Nelinho, Peu e Raul Plasmann, entre outros, além dos jornalistas Roberto Assaf, Renato Maurício Prado e Ronaldo Castro. A trilha sonora original do Zico na Rede (tema de abertura), foi composta especialmente e interpretada por Alexandre Pires. Site oficial do filme: clique aqui.

O Zico ainda tem mais dois filmes no currículo: Zico - o filme, um documentário sobre sua carreira e o infanto-juvenil - e péssimo - Uma aventura do Zico.
Ninguém sabe o duro que dei - documentário retratando a vida de Wilson SimonalComo é que pode o Rei do Suingue ser condenado ao ostracismo por falta de jogo de cintura?! Pois é...esse é o paradoxo que marcou a vida de um dos maiores artistas da música brasileira: Wilson Simonal. "Alegria, Alegria" era o bordão desse cantor negro que orquestrava platéias gigantescas. O dom que ele tinha em dominar as massas, lhe faltou na hora de lidar com o sucesso. Simonal era subversivo e carismático ao mesmo tempo, sendo mal interpretado numa época em que tudo era analisado com radicalismo: ou você era da Direita Perversa ou da Esquerda Intolerante. No meio desse tiroteio de ideologias, Simonal foi vitima das duas correntes. O precursor da musica POP Brasileira, interprete da Pilantragem (estilo de musica debochado e malandro da época), perdeu o rebolado quando não teve habilidade em lidar com o suposto roubo de seu contador. O menino negro e pobre, filho de empregada domestica, que alcançou o sucesso graças ao seu talento, viu tudo desmoronar...julgado e renegado pelos seus colegas de trabalho e pela mídia, num boicote que durou mais de duas décadas.

O filme não é propriamente sobre o futebol mas uma das passagens mais engraçadas dele tem o ludopédio como tema. Simonal frequentou a concentração da seleção brasileira, campeã no México em 1970 e foi vítima de um trote hilário, devidamente registrado na película! O Rei do futebol era fã do cantor, na concentração da seleção brasileira em 1970 o ritmo musical era sempre o de Simonal.

Show de bola
Esse mês, o Telecine exibe "Show de bola", filme nacional que tem o futebol como pano de fundo. Para conseguir alcançar seu sonho de ter uma bem sucedida carreira nos esportes, um jovem que deseja se tornar um jogador de futebol profissional tem que driblar as adversidades econômicas e sociais numa violenta favela do Rio de Janeiro, onde nasceu e foi criado. Ele tinha diversas escolhas mas apenas uma chance.

Nas favelas do Rio de Janeiro as regras vem dos chefes do crime e a insegurança está em todo lugar. Mesmo assim, um sonho ainda pode sobreviver. Após testemunhar a morte de seu pai, Thiago (Thiago Martins, de Cidade de Deus) dedica sua vida ao esporte, sua única esperança de sair da realidade violenta em que vive. Com sua habilidade e talento incomparável, o sucesso é apenas uma questão de tempo porém, a vida tem outros planos para ele. Criminalidade, tráfico de drogas e impunidade cercam o rapaz que fará de tudo para driblar todas as complicações e vencer esse jogo.

Direção: Alexander Pickl
Elenco: Arthur Bispo Coutinho / Lui Mendes / Thiago Martins

Dom, 14/06 às 20h00
Qua, 01/07 às 22h00

Garrincha, alegria do povo
Garrincha, Alegria do Povo é um documentário brasileiro de 1962 sobre o futebolista Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, realizado no apogeu de sua carreira. Bi-campeão mundial em 1958/1962, consagrado no Botafogo de Futebol e Regatas, onde eternizou a camisa número 7, o documentário foi dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, com duração de 58 minutos, e é em preto e branco. O original deteriorou-se e o filme só foi restaurado em 2006. Ele acaba de ser relançado em DVD.

Consta que este foi o primeiro documentário realizado sobre um esportista no Brasil e, ao contrário do que é comum, foi concluído quando o seu personagem estava em pleno auge. Em 1962, Garrincha jogava no Botafogo do Rio de Janeiro e era considerado um dos melhores jogadores de futebol do mundo. Assim, seus gols e jogadas tanto da Copa do Mundo de 1958 quanto as de sua maior consagração, na de 1962, são levadas às telas. Garrincha morreu pobre, esquecido e viciado em álcool em 1983, mas o que se registra aqui são seus anos de apoteose.

O filme alterna imagens de Garrincha em ação no Botafogo e na Seleção Brasileira, com algumas cenas do cotidiano, a rotina de treinos no Botafogo e a preparação do time para entrar em campo (com aparições dos jogadores da época, como Zagallo, Jairzinho e o goleiro Manga). Garrincha aparece comprando discos na cidade do Rio e depois dançando ao som deles com algumas das suas sete filhas na época ou passeando na sua terra natal, em Pau Grande, distrito de Magé (RJ). Acompanhando as imagens, o narrador Heron Domingues conta fatos sobre a vida do jogador, como o dele morar em uma casa cedida pela industria de tecidos no qual Garrincha e toda a comunidade de Pau-Grande trabalhara ou trabalha. Garrincha é descrito como tendo sido um mau operário, que conseguia dormir mesmo com o barulho das máquinas, mas que não era despedido porque nos fins-de-semana era o destaque nos jogos do time de futebol da fábrica. A narração enfatiza também a história de que Garrincha só soube que suas pernas eram tortas ao ler sobre isso nos jornais.

Com rápidos depoimentos de Garrincha sobre a fama que conquistou, e do médico que descreve a anormalidade no seu joelho, o grande destaque do documentário são as cenas clássicas do craque em campo, seus dribles desconcertantes e seus belos gols defendendo o Botafogo e a Seleção Brasileira de Futebol nos Mundiais. Foi o primeiro documentário brasileiro sobre um esportista e ganhou o Prêmio Carlos Alberto Chieza, Festival de Cortina D'Ampezzo, Itália 64.

Fábio Barreto, filho do roteirista e produtor Luís Carlos Barreto, realizou em 1978 um novo documentário de curta-metragem sobre o jogador Garrincha, chamado "Mané Garrincha", uma espécie de continuação do trabalho do seu pai de 1962. Na época Garrincha já estava com a carreira profissional encerrada. Neste novo documentário, novas cenas de Pau Grande, do jogo de despedida de Garrincha em 1973, lembrado por ele como "o momento mais emocionante de sua carreira", e de sua atuação em campo pela equipe de "veteranos" do Milionários, que excursionava pelo Brasil nos anos de 1970, e que no filme aparece jogando contra um time chamado Santos Futebol Clube, de Brasópolis. Há um depoimento de Armando Nogueira, que disse ter sido testemunha do primeiro jogo de Garrincha pelo Botafogo. O filme mostra também o jogador orientando em campo seu filho adolescente apelidado de Neném, atualmente já falecido.
Papão de 54
Documentário sobre o time do Renner, campeão Gaúcho invicto de 1954. um time de operários que superou Grêmio e Internacional.
Dirigido por Alexandre Derlam. Produção: Estação Elétrica Filme e Video
Porto Alegre, 2005

Gaúchos Canarinhos
Um homem que criou um país. O documentário conta a história de um criador e de sua maior criação. Uma criação que deu identidade a uma nação. Estamos falando da camisa amarela da seleção brasileira de futebol, criada pelo gaúcho Aldyr Schlee. Uma peça que ganhou seu significado, bem como sua força mítica, com as conquistas do futebol brasileiro mundo afora, principalmente após a Copa do Mundo de 1970. Com roteiro de Ricardo Fernandes e direção de Rene Goya, o episódio narra a história da camisa da Seleção Brasileira de Futebol.

Tudo começou no Pan-Americano de Futebol, realizado no México, em 1956, quando o Brasil foi campeão. Neste ano, uma seleção formada apenas por jogadores gaúchos, vestiu pela primeira vez, a clássica camisa amarela com gola verde. O filme, feito em 16mm e com imagens inéditas da final entre Brasil e Argentina, conta com a participação do gaúcho que criou este uniforme, Aldyr Schlle, além de entrevistas com jogadores da época e alguns apaixonados por futebol. A produção executiva ficou por conta da mesma Estação Elétrica Filme e Video. Direção de Rene Goya Filho.

Documentário - Tricolor é meu amor!
Documentário sobre a paixão da torcida paranista, denominado Tricolor é meu amor! Produzido por Edilson de Souza, Sergio Bello e Mauro Berg. Sob Orientação da professora Dulcinéia Novaes, do 7ª périodo do curso de Jornalismo da UniBrasil

O jogo
Trailer do documentário "O JOGO", o video aborda de maneira clara e direta os problemas, vicios e dificuldades de seguir carreira no futebol

Várzea Futebol Clube
Trabalho preliminar apresentado à pré-banca do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos André Carvalho, Vinicius Costa e Pedro Thomé em 2007.2 no Centro Universitário da Bahia - FIB.
O trabalho é um vídeo documentário sobre Futebol de Várzea, entitulado de: "VÁRZEA FUTEBOL CLUBE, a amizade está em campo". O vídeo tem aproximadamente 24 minutos e encontra disponível na biblioteca da instituição.

Lusa, o caminho dos campeões (trailer)
DVD institucional, traz imagens sobre a história do time rubro-verde, e sua ascensão no Campeonato Paulista, quando subiu para a Série A, alcançando uma vitória inédita no futebol profissional. Veja mais notícias, visite o Mundo Lusíada

Saiu o Hooligans 2. Mais informaçõles sobre a parte #1, abaixo. Não espere grandes reflexões morais ou filme candidato ao Oscar ou Cesar...
Hooligans 2 (Green Street Hooligans 2)
Após o clímax mortal de "Green Street Hooligans", vários membros do West Ham e do Millwall acabam na cadeia. Futebol no interior e fora da cadeia é seguido fervorosamente pelos presos e as vitórias e derrotas são rapidamente seguidas por punição ou recompensa. Isto pode significar um espancamento ou um chuveiro extra ou um dia de visitação, que inspira extremo comportamento.

Informações Técnicas
Título no Brasil: Hooligans 2
Título Original: Green Street Hooligans 2
País de Origem: Inglaterra
Gênero: Ação / Aventura
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 94 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: California Filmes
Direção: Jesse V. Johnson

Elenco
Anastacia ... Prison Guard
Howard Antony ... Guard Howard
John Bariamis ... Chaplain
Nicola Bertram ... Fosterville Guard
Carlos Buti ... Karlos
Matt Candito ... Akbar
Edward Conna ... Prison Guard
Hugh Daly ... Big Marc's mate
Brandon Dyson ... Guard
Treva Etienne ... Arthur
Steve Hart ... Paul
Nick Holender ... Ned
Matthias Hues ... Taras
Luke Massy ... Keith
David Mattey ... Chelsea Gang Member
Suzanne May ... Red
Ross McCall ... Dave
Graham McTavish ... Big Marc
Timothy V. Murphy ... Max
Peter O'Meara ... Terry
Neil G. Phillips ... Big Marc's gang
Nathan Pitkanen ... Chelsea gang member
Stefan Raulston ... Guard
Margarita Reyes ... Trinidad
Marina Sirtis ... Veronica Mavis
Christian Stokes ... Wertzel
Jerry Trimble ... Max's Gang member
Anthony Vitale ... Big Marc's Gang
Vernon Wells ... Governor
David Frank Fletcher Jr. ... Prison Guard
Harrison Freed ... Prisoner
John Robert ... Prisoner

Trailer:


Hooligans (Hooligans / Green Strett Hooligans)
Expulso injustamente de Harvard,o americano Matt Buckner (Elijah Wood) vai para a casa da sua irmã em Londres. Lá, ele faz amizade com o seu charmoso e perigoso cunhado, Peter Dunham (Charlie Hunnam), e é apresentado ao submundo dos hooligans do futebol inglês. Matt aprende a marcar o seu território através da amizade que desenvolve neste mundo secreto e violento. Hooligans é uma história de lealdade, confiança e algumas vezes das brutais conseqüências de estar vivendo no limite.

Informações Técnicas
Título no Brasil: Hooligans
Título Original: Hooligans / Green Strett Hooligans
País de Origem: EUA / Reino Unido
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento: 2005
Site Oficial: http://www.hooligansthefilm.com
Estúdio/Distrib.: California Home Vídeo
Direção: Lexi Alexander

Elenco
David Alexander .... Nigel
Joel Beckett .... Terry
Geoff Bell .... Tommy Hatcher
Kieran Bew .... Ike
Andrew Blair .... Announcer
David Carr .... Clive
Brendan Charleson .... John Morris
Scott Christie .... Millwall Lad/Ricky
Claire Forlani .... Shannon Dunham
Jacob Gaffney .... Todd
Henry Goodman .... Carl Buckner
Leo Gregory .... Bovver
Christopher Hehir .... Keith
Jon House .... Commanding Officer
Charlie Hunnam .... Pete Dunham

Trailer:

Looking for Eric

Dirigido por Ken Loach. Com: Eric Cantona, Steve Evets, John Henshaw, Stephanie Bishop "En Compétition officielle au Festival de Cannes 2009". O filme é sobre um carteiro louco por futebol que passa a receber conselhos de auto-ajuda, seu vizinho, interpretado por Eric Cantona !
Trailer

Trailer - teaser

Review do filme: aqui
O ano azul
"O ano azul", documentário lançado essa semana,rememora a conquista da Libertadores e da Copa Toyota pelo Grêmio de Foot-ball Porto Alegrense em 1983. O time era cheio de bad boys: Renato Gaúcho, que se consagrou com a conquista; Mário Sérgio Pontes de Paiva e Paulo Cézar Caju. Inteligentemente, o DVD já sai daqui a um mês.

Lunático
6858km de futebol
http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

Nenhum comentário: