terça-feira, 2 de junho de 2009

Presidente Timóteo não abrigará jogos da Copa de 2014


Por Mauro Beting - publicado aqui


Não. Não é campanha subliminar para a eleição do edil paulistano Agnaldo Timóteo para o mais alto cargo de Brasília. É a mais pura realidade ficcional da coluna:

EXCLUSIVO!
O que pouca gente soube na idílica Bahamas (a ilha, não a animada casa noturna de São Paulo), no convescote da Fifa que escolheu as 12 cidades que irão com sede ao pote de ouro público em 2014.

Não eram apenas 17 as capitais finalistas. Havia uma carta na manga. Um plano B. Uma alternativa. Uma cidade pronta para o que desse e viesse (mais viesse que desce, ops, que desse):

Ela era... Presidente Timóteo! Mais (ou menos) conhecida nos livros de Educação Moral e Cívica como a “cidade dos crepúsculos uivantes”. Ou, modernamente, a “Cabul brasileira”. Em alguns círculos poéticos, “A pérola do lodaçal”.

Reservo-me o direito de não dizer a localização exata da cidade, por motivos de segurança e por orientação de advogados. Apenas posso dizer que ela está incrustada no coração do Brasil, ali pelo pâncreas da Nação, no meio-oeste-sul-setentrional da serra litorânea.

Todo esse segredo faz parte do negócio e de uma inteligente jogada de Marketing (com M maiúsculo: ele é o filho caçula do prefeito Renavan de Alcantara, o teatrólogo Marketing Factoring de Alcantara); ele pagou todas as passagens e o free-shop da delegação brasileira em Nassau, Bahamas. Só depois o Marketing soube que tudo já estava pago – e decidido – por Ricardo Teix, ops, pela Fifa, claro, evidente...

Ainda assim, Marketing e o primogênito do prefeito Renavan (o taxidermista Premium Vip Privê de Alcantara), ambos fizeram questão de aplaudir em pé, na fila do gargarejo, o discurso de Sepp Blatter. O presidente da Fifa também recebeu da parelha de irmãos uma estátua em cimento, amianto e turmalinas, em tamanho natural, da cavalgadura do patriarca dos Alcantara, Dom Piquitito – como Piquitito e seu jumento se confundiam, a obra representa uma simbiose única entre montador e montado, onde ninguém sabe onde começa a cavalgadura e onde acaba a cavalgadura.

Mesmo com tantas benesses (incluindo a cessão por comodato da própria irmã de Marketing e Premium, Benesse Britney Alcantara, mais conhecida como a Paris Hilton da Câmara de Vereadores de Presidente Timóteo - por sua fluência em línguas e pela desenvoltura e livre trânsito nos gabinetes), “a pérola do lodaçal” acabou ficando de fora da escolha de Ricard, ops, do Comitê Executivo da Fifa.

O meio-irmão do prefeito Renavan, o justiceiro Depevatson Agaciel de Alcantara, tão logo soube do anúncio de Blatter, convocou uma entrevista coletiva para a imprensa oficial do município, incluindo a de oposição recém-terceirizada – a antiga oposição não se manifesta desde o reality-show de Halloween de 2008. Depevatson apresentou a planilha de gastos num power-point (que não é o filho adotivo do prefeito, Power-Pointson Excel de Alcantara). Ele justificou inicialmente os gastos de R$ 37 milhões alocados da merenda infantil para a confecção do projeto de candidatura, formatado pela empresa de Empadinhas & Arquitetura de Arenas Falk-True-A, da segunda mulher do prefeito Renavan, dona Ipeveah de Alcantara.

O estádio de Presidente Timóteo é o ponto alto e de honra (e de tráfico de drogas e crianças escravas) da família Alcantara. O sobrinho de sexto grau de Renavan, e também filho de primeiro grau de Teodolita (terceira mulher do prefeito, que ainda acumula a função de quarta-dama da cidade), o astronauta Vanbosten de Alcantara, assinou o projeto de cobertura e reforma do estádio Renavan de Alcantara, o Renavão. Da atual capacidade de cerca de 137 lugares descobertos, não-numerados e não-existentes, a Arena (e picadeiro) Blatterão (em homenagem ao presidente da Fifa) passaria a ter lotação máxima de 136.135 pagantes (mas com capacidade para ampliação para mais 200 mil penetras não-contabilizados), com lugares numerados, climatizados, descafeinados e flavorizados. O gramado do Renavão será coberto - inclusive durante os jogos – por um encerado. Um tipo de grama típica da região – a bermuda arenosa – já está sendo preparada fora do país, no deserto do Mojave.

A infra-estrutura urbana está sendo tocada por um consórcio de empresas da família Alcantara, a Spock-Enteprise. O concunhado do prefeito, Xisto Betuminoso de Alcantara, dono da construtora @171, garantiu uma parceira público-privada (com 100% de recursos públicos jogadas na privada) para a construção do aeroporto Renavião de Alcantara. Quando estiver pronto, depois da Copa de 14 (de 2114), o Renavião terá 17 pistas, 19 terminais, e um caixa-dois de uso exclusivo do prefeito.

A malha viária também será ampliada para a utilização de carros-de-boi. O uso de jumentos será proibido durante a Copa do Mundo, mas permitido em hotéis e nos centros de imprensa, a pedido de algumas empresas de comunicação. A licitação para o trem-bala já foi resolvida como de costume – à bala. O videomaker Clintisstiudsson de Alcantara, sogro do prefeito, e o meirinho Hitlerson de Alcantara, amante da mulher de Renavan, ganharam a concessão para explorar as ferrovias e menores de 21 anos. A hidrovia que liga o Oceano Pacífico à cidade ainda está em processo de licitação. Mais em processo que licitação.

A rede hoteleira é um dos orgulhos de Presidente Timóteo. Todos os hotéis têm redes para casal e redes antimosquitos e antimorcegos nos basculantes. A culinária local também é excelente. Todos os chefes têm os telefones dos principais deliverys da região.

Mas, apesar de todos os esforços dos políticos locais e das Não-Organizações Governamentais (as NOGs), infelizmente, o Comitê Executivo dos amigos de Ricar, ops, da Fifa, preferiu 12 cidades que ninguém imaginava quais seriam, e que não tiveram os nomes vazados para a imprensa dias antes, garantindo a lisura da escolha, e os critérios eminentemente técnicos e esportivos, e nada políticos. Ainda bem. É assim que se faz. É assim que será a Copa no Brasil.

Uma pena que Presidente Timóteo não participará da festa do futebol em 2014. Uma cidade tão representativa do nosso poder público seria o nosso melhor cartão-postal. E eu disse Postal.

Lunático
6858km de futebol
http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

Nenhum comentário: