domingo, 7 de junho de 2009

Futebol na biblioteca


Copas Do Mundo - Das Eliminatorias Ao Titulo
Autores: SANTIAGO JR., JOSE RENATO SATIRO; CARVALHO, GUSTAVO LONGHI DE
Editora: NOVERA
ISBN: 8560000038
ISBN-13: 9788560000036
Este livro apresenta curiosidades e estatísticas de mais de 200 seleções, pesquisa inédita sobre as eliminatórias, acontecimentos históricos sobre os países, além das melhores e piores seleções de cada Copa do Mundo. O inédito aqui é a abordagem desde as eliminatórias ! Clique aqui para ler o primeiro capítulo da obra.











A Cabeça Do Futebol

Organizador: ARAUJO, CARLOS MAGNO; CASTRO, GUSTAVO DE; LIMA, SAMARONE
Editora: CASA DAS MUSAS
ISBN: 8598205524
ISBN-13: 9788598205526
O que passa na cabeça do brasileiro quando o assunto é futebol? Foi com a intenção de descrever e investigar a emoção, a imaginação e a racionalidade futebolística que os autores organizaram a coletânea 'A cabeça do futebol'. A ideia inicial é a de que todo brasileiro guarda uma emoção ligada a esse esporte. Para a tarefa, foram convidados alguns craques do jornalismo e da literatura. A obra apresenta crônicas, poemas, ensaios e contos.











Passe De Letra

Autor: CARNEIRO, FLAVIO
Editora: ROCCO
ISBN: 8532524257
ISBN-13: 9788532524256
Esta coletânea é a realização de um antigo sonho do autor - unir suas duas paixões, futebol e literatura, num mesmo espaço, a partir de uma abordagem pessoal e memorialística. Assim, ao longo das crônicas aqui reunidas, o autor, em meio às suas reminiscências de infância e de ponta-direita na juventude, aproxima estes dois campos tão díspares, traçando analogias entre o esporte e a literatura - um Garrincha que só driblava para a direita e mesmo assim passava por todos, reinventando o óbvio e enchendo-o de lirismo, como Drummond ou Bandeira; um Pelé heroico e perseverante, digno de uma epopeia de Homero.










A Primeira Vez Do Brasil

Campeão Mundial De 1958
Autor: MICHIELIN, FRANCISCO
Editora: MANECO
ISBN: 8577050920
ISBN-13: 9788577050925
Em 'A primeira vez do Brasil', Francisco Michielin conta a epopéia brasileira que resultou na conquista da Copa do Mundo de 1958. Aquela que, para muitos, fez com que o mundo realmente descobrisse o nosso País. Esse livro irá nos conduzir pelos bastidores da Copa procurando vivenciar o 'mundo real' da época, reproduzindo artigos, crônicas, comentários e entrevistas exatamente produzidos ao redor daqueles dias.







Dei a volta na vida

Autor: Paulo Cezar Lima Cajú
Editora: A Girafa
ISBN: 857719-004-8
Disponível na Cia. dos Livros e na Livraria da Travessa
Caju foi um atleta que deu certo. Fez carreira como jogador de futebol nos principais clubes brasileiros (Botafogo, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Vasco) e foi um dos primeiros brasileiros a jogar no futebol europeu, no Olympique de Marseille. Atuou durante 10 anos na Seleção Brasileira, integrando a equipe tricampeã de 1970, no México. Jogou ao lado de grandes craques, como Rivelino, Tostão e Pelé.
Dei a volta na vida é um recorte da história do futebol. O relato de Caju começa pela sua infância na favela da Cocheira, no Rio de Janeiro, onde já se destacava como jogador. O livro mostra também as experiências que viveu com sua família adotiva em Honduras e na Colômbia, e o início de sua vida profissional, cujo ponto alto foi a conquista do título de campeão do mundo junto à Seleção Brasileira, em 1970.Em forma de bate-papo Caju descreve conversas, sensações e expectativas que vivenciou como as derrotas e conquistas de sua vida. Já no fim da carreira, Caju conheceu o universo das drogas e a decadência física. Esses fatos também são contados no livro, assim como o caminho que percorreu para se recuperar e retornar a sua vida profissional.

Detalhe: em sua edição original, Caju afirmava no livro que dirigentes do Grêmio haviam forçado o time a se dopar para jogar a disputa da Copa Toyota de 1983 e que ele se recusou a fazê-lo. O trecho sobre o assunto foi removido antes da publicação original do livro e nunca mais voltou a fazer parte do mesmo.

Lunático
6858km de futebol
http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

Nenhum comentário: