terça-feira, 1 de setembro de 2009

The Professional Football Players’ Observatory (PFPO)


Viajando no site da UEFA me deparei com este interessante site,http://www.eurofootplayers.org/ da The Professional Football Players’ Observatory (PFPO). Para os que adoram estatísticas de futebol, este site é um prato cheio.

Uma aplicação interessante é o Map of expatriate players (Mapa dos jogadores expatriados), que mostra a quantidade de jogadores de futebol de um pais que jogam fora do seu pais de origem em competições europeias no TOP 5 europeu, Espanha, Italia, Alemanha, Inglaterra e Franca nao necessariamente nesta ordem de melhor futebol.

Vamos ao que interessa.
O brasil, esta em numero 1 no ranking (que creio que não contempla o mercado de verão de esse ano..) com 163 jogadores, seguidos dos eternos adversários do ssporte ludopedico, a argentina com 104 jogadores, e surpreendentemente a frança vem na terceira posição com 103 e depois Holanda e Portugal com 42 e 41 jogadores.

O numero da franca me chamou atenção, porem pensando um pouco, fica claro, que com a quantidade de jogadores de origem africana (ex colónias) com passaporte francês, faz com que este pais tenha muito jogadores fora do pais, em um numero muito superior aos demais países europeus e próximo a verdadeiras fabricas de cracks como a argentina.

6858km de futebol
http://6858kmdefutebol.blogspot.com

Nenhum comentário: