sábado, 12 de abril de 2008

Você lembra do Mario Jardel (Super Mario)?


Bem, atendendo a pedidos do lunatico, vai ai um post sobre o grande artilheiro (e filosofo) Mario Jardel.

Jardel ficou famoso pela sua alta impulsão (já havia tentado ser jogador de vôlei) que o levava a fazer vários gols de cabeça, sua principal marca (diz a lenda, que jardel so faltava bater penalty com a testa....)

Jardel iniciou sua carreira no Vasco da Gama, onde jogol 39 partidas e marcou 22, inclusive na final carioca de 94...porem foi no gremio on Jardel mostrou toda sua "tecnica", sendo campeao da libertadores (e artilheiro da competicao...), sob a batuta do felipao jogol 73 partidas e amrcou 67 gols, jardel fazia seus gols porem nao convencia aos expertos do futebol brasileiro, no brasil o Jardel venceu porem nao convenceu..









Final do Carioca de 1994 II

Do gremio, Jardel passou para o futebol porgugues, onde jogol no PORTO e no SPORTING, onde se transformou em uma maquina de fazer gols, sendo maximo goleador da europa nas temporadas 98/99 (Porto) 01/02 (Sporting).

Entre sua passagem pelo Porto /Sporting, o Jardel jogou uma temporada no Galatasaray, onde foi campeao da UEFA (contra o Arsenal) e da Recopa Europeia (Real Madrid), marcando os gols decisivos da Final





Tudo ia bem na vida do nosso artilheiro, menos na selecao canarinha, jardel nuca era convocado e nuca esteve nos planos dos treinadores da selecao. Ja arto de fazer gols nos campeonatos portugues e turco, no final da temporada 01/02 quando o jogoador "decidiu" que tinha que jogar em algum dos times grandes da europa....passou todo o verao, falando e especulando sobre possiveis transferencias ao Barcelona, Real Madrid, Milan, etc....porem nenhum time "realmente" se interessou pelo jogador.
Devido a tantas "possiveis" transferecias, Jardel caiu em uma depressao.....o comeco de fim da carreira do super mario....dai entao, o jogador passou a ser um "trota mundos"...passou pelo Bolton (UK), New Olds Boys (Arg), Alaves(Esp), Ancona (Ita), Goias e Palmeiras (Bra) e atualmente milita no Newcastle Jets, da Australia.

Alem da depressao futibolistica, o jogador tambem passou por um conturbado divorcio com sua mulher Karen (capa da playboy de Abril -1995, outro golaco do super mario...)

Os numeros nao negam, Jardel, foi um dos maiores artilheiros brasileiros na Europa da historia do futebol brasileiro. Pese o fato de nao ter uma tecnica magistral, um drible estonteante o cara tinha faro para o gol.....



Porem o cara, de tanto usar a cabeca, as vez nao se entendia em suas declaracoes, sao suas umas das perolas mais famosas do futebol...
  • "Clássico é clássico e vice-versa..."
  • "Quando o jogo está a mil, minha naftalina sobe"
  • "Que interessante, aqui no Japão só tem carro importado!" (Outra do Jardel, referindo-se aos Toyotas e Mitsubishis)
  • "Eu fui fondo, fui fondo e chutei pro gol".
Bem, nao posso confirmar a veracidade das afirmacoes do jardel porem nao ha como negar seus gols.....

Um comentário:

Posta à Mirandesa disse...

O Laerte, falta o relato da passagem do Jardel por Portugal!!! Um abraço do vosso leitor e amigo,

Hugo Malgueiro