domingo, 6 de abril de 2008

Shining a light on a book, on a movie and in many games...

Um livro...


FUTEBOL AO SOL E A SOMBRA
Coleção: L&PM POCKET, 383
Autor: GALEANO, EDUARDO
Editora: L&PM EDITORES

SINOPSE
Acima do futebol está a lenda. Uma estranha magia se impõe ao esporte. E o jogo se transforma em saga, desperta paixões, cria mitos, heróis, glórias e tragédias. Exaltado pelas multidões, criou em seu lado sombrio um mundo à parte, onde envolve poderosíssimos interesses políticos e financeiros. Mas nada se sobrepõe ao encanto desta 'festa pagã'. Para captar este universo de perdas e conquistas, Eduardo Galeano penetrou nas profundezas da história e das histórias que se passam dentro e fora das quatro linhas. Construiu este livro como um verdadeiro monumento à paixão. Através de sua prosa consagrada, tudo tem sabor. Pelé, Di Stéfano, Maradona, Zizinho, Didi, Garrincha, Obdúlio Varella - o carrasco uruguaio de 1950 -, o aranha negra Yachin, Leônidas, Platini, Domingos da Guia, Friedenreich e muitos outros craques são mostrados nos seus momentos de esplendor e desgraça.

MINHA OPINIÃO
Livro essencial na biblioteca de qualquer apaixonado pelo esporte bretão. O livro reúne crônicas do escritor uruguaio sobre o esporte mais apaixonante do mundo e sobre os personagens que o fazem. A edição de bolso da L&PM, cuja capa é mostrada aqui ganhou um adicional do autor com crônicas sobre as copas de 1998 e 2002. Acabei de comprá-lo pelo preço baratíssimo (R$ 16,00) e não vendo, não empresto e não dôo. Se me roubarem, o ladrão é um homem morto.


... um filme


De Martin Scorsese, Rolling Stones - Shine a light (http://www.shinealightmovie.com/). As referências são as melhores possíveis: o Scorsese é um diretor já premiado (uma vez) e preterido diversas outras pela Academia; os Rolling Stones, figuram em qualquer lista dos 10 mais do rock mundial. É como se se juntasse um treinador como Telê Santana com um time formado por Pelé, Didi, Rivelino, Falcão, Zico e Romário. Poucas vezes saí cansado de um cinema de tanto que pulei e cantei na poltrona. Scorsese e Rolling Stones jogam por música e quando o Buddy Guy vem pro campo pra tocar "Champagne and the reefer"do Muddy Waters, a casa cai. Parece aquele gol do Maradona contra a Inglaterra em 1986. Ao final da música, o Keith Richards tira a guitarra e entrega pro Buddy: "Toma... leva... fica com essa que eu não tenho mais o que fazer com ela pro resto da vida depois do que eu vi aqui...". Magia pura em forma de música captada em grande estilo pelo Scorsese. É bom lembrar que o currículo de "títulos" do cara inclui outro rockumentário fabuloso: "The Last Waltz". O show é intercalado com trechos de entrevistas históricas dos Rolling Stones. Num deles Keith Richards fica sabendo que seu companheiro de banda, Ron Woods, o tinha apontado como melhor guitarrista do mundo. E se sai com essa: "Sozinhos, nem eu nem ele somos os melhores. Mas juntos, ninguém nos segura". Futebol, quer dizer, rock n'roll coletivo é isso aí.

e um ou dois jogos...

Ontem de manhã ainda deu tempo de ver o 2o. confronto da semana entre Liverpool e Arsenal. Cheio de reservas dos dois lados, o jogo ficou em 1x1 de novo com direito a golaço do grandalhão Peter Crouch... sozinho, ele é muito ruim... mas no Liverpool ele é um craque ! O Chelsea teve um dia mais fácil contra o Manchester City e venceu fácil. Hoje o Manchester só empatou com o Midllesborough de Afonso Alves (marcou 2) e a Inter vai se mantendo na ponta na Itália com a belíssima camisa branca com a cruz vermelha no peito.

À tarde, se decidem os outros dois semifinalistas do paulista e Vasco e Flamengo se enfrentam de novo com os times reservas em jogo que não vale nada. Como não vale nada, aposto que o Vasco ganha hoje e perde de novo semana que vem na semi-final. Afinal, a prioridade é a Copa do Brasil.

http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

Nenhum comentário: