quinta-feira, 26 de junho de 2008

Jornal: Havelange aponta armação em duas Copas

Jornal: Havelange aponta armação em duas Copas

De seus 92 anos, João Havelange passou 24 (1974 a 1998) na presidência da Fifa. Seu primeiro Mundial no cargo foi em 1978, marcado pela polêmica. No entanto, o dirigente garante que não houve qualquer tipo de manipulação na Argentina. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o brasileiro apontou armação nas Copas de 1966 e 1974.
"Em 66, o Brasil tinha praticamente o mesmo time de 62. Quem era o presidente da Fifa? Sir Stanley Rous, inglês. Onde era a Copa? Inglaterra", argumentou o dirigente, de acordo com o jornal. Então campeã do mundo, a Seleção Brasileira não passou da primeira fase do Mundial de 1966, conquistado pelos donos da casa com um gol irregular na decisão.

Como presidente da Confederação Brasileira de Desportos, antecessora da CBF, Havelange estava nos títulos de 1958, 1962 e 1970. As duas Copas em que foi derrotado, ele contesta. "Em 74, na Alemanha, também. O senhor não acha estranho? E te pergunto: a Inglaterra voltou a ser campeã ou ganhou alguma coisa? Não, então pronto", declarou em entrevista à Folha de S.Paulo.
No Mundial mais questionado da história, no entanto, Havelange garante que o título foi decidido dentro de campo. "Todo mundo agora só fala em política, nisso e naquilo, e não é nada disso", afirmou. Na ocasião, a Argentina, governada pelo ditador Rafael Videla, garantiu vaga na decisão com uma improvável goleada sobre o Peru.

No próximo dia 29 de junho, o mundial de 1958 completa 50 anos. Havelange classifica a conquista na Suécia como seu "maior orgulho" na carreira. Membro do Comitê Olímpico Internacional, ele atualmente trabalha para trazer os Jogos de 2016 para o Rio de Janeiro e aposta em uma Copa de sucesso no Brasil em 2014.

Joseph Blatter sucedeu João Havelange no comando da Fifa. Depois de elogiar o dirigente suíço, o brasileiro previu que o atual presidente da CBF, Ricardo Teixeira, siga um caminho semelhante ao seu e assuma a entidade máxima do futebol no futuro.

fonte: www.terra.com.br

6858km de futebol
http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

Nenhum comentário: