Em 2007, o Corinthians colocou um anúncio no jornal para tentar reformar o ônibus que servia para transportar os seus atletas para os jogos. Diretores da Volkswagen tiveram conhecimento do fato e resolveram fazer uma proposta ao clube: ceder um veículo moderno em troca da exposição de mídia e de alguns ingressos para as partidas da equipe. A VW comprou a idéia e resolveu ampliá-la.
Para impressionar o novo parceiro, a Volks resolveu disponibilizar ao clube o ônibus que era utilizado pelo presidente da empresa. Porém, assim que foi entregue, o veículo foi envolvido em um pequeno acidente.
"Logo no começo, quando entregamos o primeiro ônibus, o motorista foi dar ré e acabou encostando em um carro da Globo. Mas não aconteceu nada muito grave e mandamos arrumar rapidamente", relembrou Ricardo Barion, gerente da divisão de caminhões e ônibus da Volkswagen.
Curiosamente, dois anos depois, cena semelhante foi presenciada, mas desta vez em Pernambuco. A "barbeiragem" aconteceu quando o Náutico recebia o seu novo ônibus, batizado de "Timbus", em referência ao apelido do clube.
"Estava no momento do teste e foi uma coisa muito pequena, uma bobagem. O ônibus estava sendo manobrado de ré e houve um leve arranhão, coisa de 10 a 15 centímetros na pintura. Não houve nada mais sério", disse Marcelo Furtado, superintendente de marketing do clube.
No Santos, o problema é outro. Supersticioso, o presidente do clube, Marcelo Teixeira, teria vetado a utilização do veículo após o time ser derrotado pelo Corinthians por 1 a 0, em março, na estreia do ônibus. Oficialmente, o "Baleia 77" está na oficina para a retirada de uma mesa, pedido este feito pelo técnico Vagner Mancini.
O Mingau estreou o dele na semana da derrota pro Resende na semi da Taça Guanabara.
A Volkswagen cedeu modelos modernos de ônibus a 11 agremiações futebolísticas do Brasil, escolhidas conforme interesses comerciais da montadora. Cada clube firmou um contrato de dois anos para utilização dos ônibus personalizados Os modelos variam entre R$ 470 mil e R$ 510 mil, mas clubes quase não têm gastos. Os contemplados com os novos ônibus foram Corinthians, Santos, Flamengo, Vasco, Atlético-PR, Internacional, Grêmio, Náutico e Sport. O Goiás receberá a sua unidade nos próximos dias, enquanto o São Paulo, o último a firmar um acordo, ainda irá discutir detalhes do layout para ganhar o seu.
Quase todos os times mantêm um contrato de comodato, em que a empresa cede o veículo por dois anos e se responsabiliza por problemas mecânicos, ficando a cargo dos clubes a manutenção em caso de acidentes, por exemplo. A única exceção é o São Paulo, que fez um acordo mais amplo, que abrange, entre outros pontos, investimentos no Morumbi.
"Na semana passada entregamos o do Sport. O time não usou porque já estava concentrado, mas ele se deslocou até o estádio. Foi impressionante o número de pessoas que tiraram fotos. O ônibus acaba sendo um outdoor ambulante, e isso é bom para o clube e também para a empresa", comemorou Ricardo Barion, gerente de marketing da divisão de ônibus e caminhões da Volkswagen. O grande retorno desta ação já anima a direção da empresa. De olho em resultados ainda melhores, o representante da montadora confirma que os investimentos no futebol devem aumentar nos próximos anos, e o caminho para isso é o patrocínio a times ou mesmo um contrato de naming right para algum estádio.
Quem também solicitou algumas mudanças no design original do seu ônibus foi o Atlético-PR. Apesar de toda a disposição dos veículos ser discutida previamente com as direções dos clubes, os paranaenses pediram alguns retoques, e por isso também não estão utilizando o modelo cedido pela Volkswagen.
Mesmo com todos estes contratempos, os dirigentes são unânimes em elogiar a iniciativa e os benefícios proporcionados pelos novos veículos. "Acho essa ideia muito positiva, e os jogadores e o nosso técnico destacaram o alto padrão de conforto e utilidade do nosso ônibus", destacou José Hamilton Mandarino, vice-presidente de futebol do Vasco.
Lunático
6858km de futebol
http://6858kmdefutebol.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário