segunda-feira, 31 de março de 2008

Maratona dos sonhos

O fim de semana foi uma maratona. Futebol do começo ao fim. Começou auspicioso com as partidas simultâneas entre Nuremberg e Bayern de Munique pelo alemão e Bolton e Arsenal pela Premier League.

Na primeira, o Bayern no melhor estilo alemão (aquele do futebol de resultados...), o Bayern não passou de um empate com o Nuremberg. Dois golaços marcaram a partida. No empate do Bayern, linha de passes envolvendo Luca Toni, Ze Roberto e acabando no gol de Podolski, seu primeiro tento pelo Bayern na Bundesliga. Os bávaros acabaram ampliando sua vantagem na liderança mesmo joganod muito mal após a derrota do Werder Bremen.

A seguir foi a vez de encarar mais uma transmissão simultânea desta vez envolvendo a Serie A italiana (Cagliari 1x1 Roma) e a onipresente Premier League (Bolton 2 x 3 Arsenal). Como torcedor da Roma, acompanhei mais a primeira do que a segunda e acabei puto... A Roma vacilou de novo ao jogar muito mal contra um pequeno e não se aproveitou do empate da Inter, que se manteve com a folga de 4 pontos na liderança da liga italiana. O Arsenal, enquanto isso, esteve irreconhecível no primeiro tempo contra o Bolton e levou merecidos 2x0 do adversário, acabando o primeiro tempo ainda com 10 em campo após expulsão de um dos seus atletas. No segundo tempo, o time acordou e virou a partida nos 10 minutos finais.

Parágrafo a parte para o arrasador Manchester United. 4x0 no Aston Villa com direito a um golaço de letra do Cristiano Ronaldo. O luso ainda deu uma assistência fantástica em outro dos gols do MU. Esse é o time imparável do momento.

A tarde caía em Salvador quando começava Barcelona e Betis. O time blugrana deu uma de Bolton e começou arrasando fazendo 2x0 rapidinho. Depois, o time se escondeu em campo e permitiu uma fabulosa virada dos sevilhanos do Bétis por 3x2, deixando um confortável Real Madrid na liderança e um ameaçador Villareal na sua frente. Rafael Sóbis e Edu foram os nomes da virada andaluz. Sorte do Edu que o pênalti que ele perdeu foi compensado por dois golaços, um dele e outro de Juanito.

Exatamente às 18h10min, comecei a secar o Mingau e deu certo... os rubro-negros ficaram no 0x0 contra o Madureira, perdendo muitos gols. Ainda assim fui dormir puto porque na corrida noturna da Fórmula Mundial, o Tony Kanaan liderava quando faltando 2 voltas pro final ele bateu num retardatário.

Noite bem dormida e mais futebol já as 09h3min da manhã:
Chelsea 1 x 0 Middlesbrough seguido de Liverpool 1 x 0 Everton. Ambos os jogos se caracterizaram pelo fato de os vencedores terem feito gols no início das partidas e passarem o resto do tempo atrás, talvez se poupando para os jogos da Champions no meio da semana.

Em paralelo, um Milan medíocre perdeu de 2x1 para o Atalanta. Quando o time rossonero acordou, já era tarde. O segundo gol do Atalanta foi um golaço e deixou o Milan em situação complicada mesmo para a vaga da Copa UEFA da próxima temporada.

Junto com o jogo do Liverpool, o dia continuava com um medíocre Valencia sendo batido por 3x0 pelo Mallorca. Depois era a hora de um horripilante Vasco ser batido pelo Volta Redonda por 2x1 enquanto o São Paulo batia o Bragantino por 2x0 com mais um tento do Imperador. Em outro canal, na mesma hora, ainda dava pra encarar o tenebroso time do Vitória-BA empatar em 4x4 com o digno Feirense. Parece que Vasco e Vitória não vão ficar lá embaixo da tabela do Brasileirão apenas no critério de ordem alfabética... Bragantino e Vasco têm tudo para fazer o pior jogo do ano na 5a. feira pela Copa do Brasil.

A noite acabou com o empate entre América e Mesquita por 1x1 no Rio, que praticamente rebaixou o time de José Trajano, mas esse jogo nem eu tive coragem de encarar. Melhor mesmo foi ficar vendo o Flu perder de 3x1 para o Botafogo, em jogo que não valia nada. Na Paraíba o destaque da rodada foi (acreditem: esse jogo foi na Paraíba e não em Minas Gerais): Cruzeiro 3 x 1 Atlético. Pena que nenhuma TV passou esse...

Se você estiver com problemas de dicção, experimente ler os placares abaixo em voz alta, sem interrupções:

Pelo campeonato turco, Ankaragucu 2 x 0 Bursaspor,
Konyaspor 0 x 1 Genclerbirligi Oftasspor,
Ankaraspor 1 x 0 Trabzonspor,
Denizlispor 3 x 2 Genclerbirligi. Na Ucrânia, Kryvbas Kriviy Rih 0 x 1 Naftovyk, na Eslováquia: Artmedia Bratislava 4 x 0 ViOn Zlate Moravce ; Ruzomberok 4 x 0 Spartak Trnava. Já em Israel, Hapoel Ironi Kiryat Shmona 1 x 0 Maccabi Petah Tikva. Na Rússia Luch-Energiya Vladivostok 1 x 0 Shinnik Yaroslavl. Pela Liga Húngara, Gyor ETO 3 x 2 Zalaegerszeg e na Sérvia: Sartid Smederevo 1 x 1 Napredak Krusevac.

Na Ucrânia: Chernomorets Odessa 0 x 1 Metalist Kharkiv
Metalurg Donetsk 1 x 2 Tavria Simferopol,
Metalurg Zaporizhya 0 x 0 Zakarpattya Uzhgorod.
Na Bulgária: Beroe Stara Zagora 3 x 1 Botev Plovdiv

3a. feira depois das simultâneas pela Champions e pela Copa da UEFA eu volto. Ufa !!! Agora vou dar um descanso pra minha retina...
http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

sábado, 29 de março de 2008

Turquia - Kebab & Futebol , paixões nacionais

Turquia - Kebab & Futebol , paixões nacionais

Ola a todos....como postei semana passada estou de viajem de trabalho a turqui por isso meu IPS (Indice de Postage Semanal) esta baixo.....porem bem compensado, o rodrigão mandou ver nos post dessa semana iniciou e terminou com dois craques da camisa 10 (o dimamite e ele próprio rodrigão).

Bem, voltou ativa em plano território turco, especificamente em Estambul, esta bela e intensa cidade e que respira futebol.

Apesar de nao ser a capital do pais (Ankara) , Istambul e a porta da europa para o oriente e o coracao cultural do pais, e de sua mais grande paixão, o futebol.

Os tres principais clubes no pais estão em Estambul, sao o Besiktas, Fenerbahce, Galatasaray. Apesar da distancia e da diferençá cultural, os clubes turcos tem muita tradição em contratar jogadores brasileiros.

O Galatasaray e o time que provavelmente e o mais conhecido no mundo, devido a seu feito maior, a conquista da copa da UEFA em 2000, batendo o super arsenal (com direito a Henry, Vieira, Berkamp, e cia) com uma memorável atuação do Tafarrel, alem de contar com o Hagi, Hakan sukur,etc e depois ganhando do real madrid a super taca da Uefa (com gol do Jardel – que sera postado depois, ok rodrigão??)

Ja a nível mundial, o terceiro lugar na copa do mundo de 2002, foi o melhor resultado do futebol turco.

Atualmente, o Fenerbahce, e o time do momento, com uma boa organizacao interna e muito marketing o time consegui reunir um bom elenco e como nao poderia ser diferente, muitos brasileiros Alex, Edu Dracena, Roberto Carlos, Devid alem dos “Turcos” Gökçek Wederson e Mehmet Aurelio (poxa, os caras poderiam pelo menos mudar o nome e o sobrenome depois de se naturalizar.........) e do Galinho de quintinho, o Zico, no comando do banco.

Bem, dese que comecei a trabalhar com turcos, o futebol e sempre um tema nas conversas e aqui, vejo que o futebol esta presente em todas as conversas, nos jornais, na TV. Em todo canto que o futebol e sempre um tema para se puxar conversa (e ate para conseguir um desconto nas compras!!!) quando falo que sou brasileiro a primeira coisa que escuto e:
- Alex is very good player
E logo depois
- No, No, Rivaldo, not good, not red card!!!

Acho, que os turcos nao engoliram a expulsão, ou melhor o OSCAR, do rivaldo no primeiro jogo....bem, nem o OSCAR, nem o bico da chuteira do Ronaldo nem o "me chama para dançar" do Denilson.....

Bem, fora isso, Brasil e Turquia tem em comum a paixão pelo futebol e os problemas de nações "potenciais" do seculo XXI, e isso e inegável!!!

Ha, hoje tem clássico,
Besiktas vs Fenerbahce , não sei quem ganha porem com certeza vai ter um brasileiro vencedor.......
http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

Se me chamar, eu vou !!!

A noite de ontem foi lamentável no futebol nacional: Vasco e Botafogo penaram muito para bater os pequenos pelo carioca. O primeiro só achou um gol com quase 30 do 2o. tempo, numa cobrança de falta do Leandro Bonfim e depois o Jean fechou a conta em mais uma de suas arrancadas - o cara tá entrando no 2o. tempo e resolvendo - Edmundo e Morais tiveram noites apagadíssimas. Já o alvinegro ganhou de 1x0 com gol de Wellington Paulista em um impedimento clamoroso - ele tava quase mais adiantado que o goleiro adversário, que ficou reduzido a 10 homens desde 1 minuto de partida. Só um desastre tira esse campeonato do Flamengo.

Pelo Paulista, o Sportv mostrava o líder Guaratinguetá enfrentando o quase rebaixado e dono de uma bonita camisa amarela, Mirassol. O destaque do jogo, por assim dizer, foi o veteraníssimo Alessandro, ex-Santos, que compete no quesito velocidade com Euler, Basílio e com o vento. O Guará segue líder e deve ser o único a se meter entre os grandes na fase final. Em São Paulo pelo menos a briga tá boa pelas outras tres vagas. Meu palpite é que o Santos fica de fora. O São Paulo se aproveitou de uma excelente noite de Borges que fez dois gols com assistências milimétricas de Dagoberto e Adriano. O Imperador também meteu o dele de cabeça, onde ele é o cara mais imparável desde o surgimento de Jardel para o futebol. Aliás, trabalho pro portista Laerte: onde anda Jardel ? Exijo que no post sobre o Jardel seja mencionada a fabulosa atuação dele numa final de carioca contra o Flu.

O melhor da noite ficou para a Libertadores: Boca e Colo Colo fizeram um partidaço que acabou 4x3 para os argentinos. Palermo perdeu um pênalti mas fez 2 dois gols. O Boca venceu o prélio apesar de ter um jogador a menos desde o início do jogo. Confesso que torci muito pelo Boca. Aliás, ele é o meu time na Libertadores uma vez que se for segundo do grupo, tem tudo para pegar o Flamengo já na próxima fase. Um primeiro jogo competente em La Bombonera enterrará o sonho rubro-negro mais uma vez.

Por fim, a torcida brasileira clama por um companheiro de ataque ou de meio-de-campo a altura de Pato. Com seus 1,84m, o jogador cuja camisa é mostrada na foto abaixo se coloca a disposição de Dunga para levar o Brasil ao ouro olímpico. Porque com a ausência de Kaká, cuja não-liberação pelo Milan é dada como certa, com a contusão do fenômeno, com a aposentadoria de Romário, com o futebolzinho mixuruca de Diego e Marcelo na seleção, ainda há vagas em aberto e ao que parece, como mostra a imagem abaixo, a nova camisa 10 já tem dono.



http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

quinta-feira, 27 de março de 2008

Com o campo molhado, o Pato resolveu

Quem tem TV aberta esse ano vai sofrer... a Globo pode chegar a priorizar a 2a. divisão em detrimento das transmissões da 1a., principalmente no meio da semana. Absurdo total !!! Como no Globo Esporte de hoje foi feita uma crítica aos jogadores que comemoram seus gols com palavrões, deixo aqui minha opinião sobre o assunto: Rede Globo, vai tomar no cu !

Link para a notícia: Globo pretende televisonar 20 jogos do Corinthians na Série B

A mesma TV aberta, no caso, a Rede Globo, transmitiu o amistoso da seleção hoje a tarde contra a Suécia. O primeiro tempo foi lastimável. A falta de empenho e de competência da seleção para chegar no gol sueco foi lamentável. O negócio só melhorou no 2o. tempo quando o Dunga pôs para jogar quem tinha que mostrar serviço (os atletas com idade olímpica).


Os destaques positivos da partida foram a bela camisa azul com números dourados, comemorativa dos 50 anos de nosso primeiro mundial (está custando a bagatela de R$ 249,90 no mercado...) e a atuação de Alexandre Pato, que marcou um golaço, advindo de um presentaço do goleiro reserva da Suécia.

Os demais jogadores olímpicos (Anderson - bastante vaiado no estádio do Arsenal por ser atleta do Manchester United, Thiago Neves, Rafinha - amarelado numa falta violentíssima num dos seus primeiros lances, Marcelo - apagadíssimo, Diego e Hernanes) apresentaram pouco futebol. Em breve, farei uma sugestão bombástica de jogador a ser convocado para a seleção olímpica. Aguardem.

O destaque especial vai para o trio de jornalistas da Rede Globo: no 2o. tempo houve um pênalti claríssimo no Diego, poucos minutos antes da entrada do Pato em seu lugar. Analisando o replay, o Arnaldo decretou que foi pênalti. No final do jogo, ao comentar a arbitragem, o Arnaldo disse que o pênalti não foi apesar de o replay mostrar o ex-santista sendo clamosoramente empurrado dentro da área. O Galvão também disse que não foi. Um absurdo !!!! Ei Galvão, vai tomar no cu !

Depois da vitória desta quarta em Londres, a seleção volta a se reunir em junho, quando enfrenta rodada dupla das eliminatórias da Copa do Mundo, contra o líder Paraguai (como visitante) e Argentina (em Belo Horizonte).

Aliás, Paraguai e Argentina também aproveitaram o dia de hoje para entrar em campo. O primeiro conseguiu perder de 3x0 para o time do Parreira, a África do Sul, time que com Parreira conseguiu a façanha de perder para a Bolívia. O detalhe é que o "Teimoso" parece que aprendeu e resolveu convocar o Benny McCarthy. Agora vai... Os portenhos bateram o Egito jogando pro gasto... O Chile, o outro sul-americano em campo hoje, perdeu de 1x0 para Israel.

Pelo mundo, a Alemanha bateu a Suíça por 4x0 e se manteve com 100% de vitórias sobre o adversário com gols de Mario Gomez (2) Klose e Podolski. Agora quero saber onde arrumaram um alemão com nome de Mario Gomez... Com esse nome deveria estar no mínimo na Espanha que bateu a Itália por 1x0. Em outro partidaço do dia, Les Bleus bateram la Anglaterre de DAvid Beckham por 1x0.

Nos jogos mais importantes do dia: Granada 10 x 0 Ilhas Virgens Americanas, Malta 7 x 1 Liechtenstein, Turcomenistão 0 x 2 Jordânia e Uganda 1 x 1 Líbia

http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

quarta-feira, 26 de março de 2008

Para Robinho, Rafinha e Lúcio

A edição de 1958 da Copa do Mundo marcou a sexta participação da Seleção Brasileira de Futebol nessa competição. Era o único país a participar de todas as edições do torneio da FIFA, fato que persiste até a última edição realizada da Copa, em 2006. O Brasil chegava pela segunda vez em uma final e enfrentaria a anfitriã, Suécia.

Nas eliminatórias, o Brasil passou um sufoco para bater o Peru numa eliminatória onde também foi beneficiado pela desistência da Venezuela. 1x1 em Lima e 1x0 no MAracanã, golaço de Didi - a famosa folha seca - numa cobrança de falta no Maracanã quando já eram decorridos mais de 30 minutos do 2o. tempo.

Curiosamente essa foi a primeira copa onde foi convocado pelo menos 1 jogador de cada um dos que viriam a ser os 8 grandes clubes do eixo Rio-São Paulo (na época outros times além destes eram também considerados grandes).

Nas 35 partidas do Mundial da Suécia, foram marcados 126 gols, média de 3,6 por duelo. A média de público foi de 24.800 torcedores por partida, num total de 868 mil espectadores que os estádios suecos receberam durante a competição.

O esquema tático inovador de Feola fazia com que Zagallo, imaginem, atacasse. Mas ele também recuava para marcar no meio-campo, dando origem ao 4-3-3. Com isso, o Brasil mostrou a mais sólida defesa do Mundial (quatro gols sofridos, ao lado do País de Gales). Na frente, o trio Pelé-Garrincha-Vavá, esse último do Vasco, fez história.

O Brasil ficou no Grupo 4, ao lado de Áustria, Inglaterra e União Soviética. A seleção brasileira estreou com uma vitória por 3 a 0 sobre a Áustria. Na partida seguinte, contra a Inglaterra, não passou de um empate em 0 a 0.

Após o primeiro empate sem gols da história da Copa do Mundo, entre as seleções do Brasil e da Inglaterra, na primeira fase, os jogadores ficaram sem saber o que fazer em campo. Alguns acharam que o juiz daria uma prorrogação. Tal empate, aliás foi histórico para a seleção brasileira: apesar de muitos jogadores já terem negado, a entrada de Pelé e Garrincha no time em 1958 foi uma imposição dos próprios jogadores. O lateral Nílton Santos liderou o grupo e falou com técnico Feola e o time deslanchou. Dizem que o Zagallo foi contra porque o time ficaria muito ofensivo e bastava ganhar de meio a zero...

Na última rodada, os brasileiros venceram a União Soviética por 2 a 0 e garantiram a classificação à próxima fase.

Nas quartas-de-final, o Brasil sofreu para eliminar o País de Gales por 1 a 0, com um golaço de Pelé. Pelé usou a camisa 10 em 1958 por acaso. A CBD deixou de enviar para os organizadores a numeração. Quando chegou à Suécia, recebeu a lista com numeração feita por eles. O goleiro Gilmar jogou com o número 3. E Pelé, por sorte, recebeu a 10.

Maior jogador de todos os tempos, Pelé entrou no time no terceiro jogo brasileiro na Copa, contra a União Soviética. Foi dele o gol solitário na vitória contra o País de Gales, nas quartas-de-final. No jogo seguinte, contra a França, Pelé voltou a ser decisivo e marcou três vezes na goleada por 5 a 2. Na final, contra a Suécia, não se intimidou e fez mais dois, em nova goleada por 5 a 2. A imagem de Pelé chorando, após o fim do jogo, é até hoje um dos momentos mais marcantes da história dos Mundiais.

O adversário nas semifinais foi a seleção francesa, que contava com o artilheiro Just Fontaine. Os brasileiros tiveram uma atuação perfeita e venceram o rival por 5 a 2. Naquela época, quando o Zidane não jogava, o time não amarelava e ganhar da França era moleza...

Na final, a seleção do técnico Vicente Feola teve pela frente os donos da casa. O Brasil perdeu o sorteio para a Suécia, que ficou com direito de jogar de camisa amarela. O problema é que o Brasil só tinha camisas amarelas. Foi preciso comprar um jogo de camisas azuis e bordar números e o escudo da CBD.

Os suecos até começaram bem, fazendo 1 a 0. O Brasil, no entanto, não se intimidou e chegou com tranqüilidade ao placar de 5 a 2. Com um elenco fabuloso, o Brasil conquistou o título com justiça. Na decisão do terceiro e quarto lugares, a França bateu a Alemanha Oc. por 6 a 3. Brasil e França foram as seleções que mais empolgaram o torcedor.

Reza a lenda também que ao final do campeonato, Garrincha não comemorou tanto e ficou perguntando quando seria o returno...

A taça Jules Rimet, é claro, foi levantada por um vascaíno, Hideraldo Bellini.



Hoje Brasil e Suécia entram em campo na Inglaterra para comemorar essa efeméride. Infelizmente, fico envergonhado de nossa seleção trazer ao campo atletas como Lúcio, Robinho e Rafinha que na 2a. feira, ao se apresentar em Londres, declararam não saber o motivo do amistoso. Robinho, ao ser lembrado pelos repórteres, declarou que não lembrava por que não era vivo na época... patético !!!

Como eles não lembram, deixo aqui o site especial da Rádio Nacional, do Rio Janeiro, que trouxe aos brasileiros as emoções daquela conquista: http://www.radionacional.am.br/wordpress/ . Estão disponíveis para ser assistidos alguns vídeos da Copa, uma bela galeria de fotos e para download, a narração na íntegra da partida final. Lúcio, Robinho e Rafinha deveriam passar por lá e conhecer essa bela página da história do futebol mundial...

http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

terça-feira, 25 de março de 2008

15 ANOS SEM DINAMITE NOS CAMPOS

Tenho procurados motivos no presente para postar sobre o Vasco mas um time como o de ontem me faz cada vez mais ter saudades de ídolos do passado.


Foram 708 gols em 1108 jogos com a camisa do Vasco. Muitos dos quais eu ouvi pessoalmente pelo rádio quando era pequeno. Outros tantos foram vistos pela TV. E muitos deles me alegraram imensamente pela TV. Ao vivo, no estádio, eu vi um deles. Foi em 1992 já na sua turnê de despedida, que passou pelo estádio Rei Pelé, em Maceió-AL, num 3x1 contra o CRB-AL.

Pouco depois daquele dia, há 15 anos, Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco, fazia sua despedida. Ele é o maior artilheiro vascaíno da história. Ainda permanece como um dos maiores ídolos da torcida cruzmaltina em todos os tempos. Carlos Roberto de Oliveira, ou simplesmente Roberto Dinamite, que surgiu tão somente como ‘Garoto-Dinamite’, aos 17 anos, depois que com um tirambaço estufou as redes do Internacional de Porto Alegre no longínquo ano de 1971, é um jogador que mistura sua própria história com a do Club de Regatas Vasco da Gama. Pelo menos foi assim para milhões de apaixonados pelo Gigante da Colina durante mais de duas décadas. Nessas vinte e duas temporadas em que atuou profissionalmente, apenas em 1991 não vestiu a camisa do clube que o lançou no futebol.

Roberto Dinamite, nascido em Duque de Caxias, chegou em São Januário ainda juvenil (categoria hoje similar aos juniores), um ano antes de estrear na equipe principal. O menino alto, ainda franzino e desajeitado, proveniente dos campos de várzea, começava então uma trajetória grandiosa e excepcional que jamais se poderia imaginar dentro de um dos maiores clubes de futebol do planeta. Sua relação de amor com o Vasco não se traduz em palavras, mas sim na emoção das inúmeras lembranças de gols e mais gols que ele fez, de suas arrancadas, de suas cabeçadas, de seus petardos, de suas cobranças magistrais de falta, de sua categoria ao cobrar pênaltis, de sua liderança, de sua gana, de seu respeito ao envergar o uniforme do Vasco da Gama.

Quando exatamente às 21h09min ele adentrou o gramado do estádio do Maracanã, seu palco preferido e onde marcou o gol que ele considera como o mais belo em sua longa carreira (Vasco 2x1 Botafogo, em 9/5/1976), ao dar um balão pra cima de Osmar e um voleio maravilhoso na entrada da pequena área, ele faria a sua despedida oficial dos campos de futebol. Mesmo febril, ele prometera ficar até o 30º minuto da etapa final, momento em que seria substituído e homenageado. Seus grandes amigos no mundo da bola compareceram à festa. Ainda na preliminar, veteranos do Vasco bateram por 3 a 1 os veteranos do Flamengo, com três gols de Dé, um de seus parceiros prediletos. No jogo principal diante do La Coruña de Bebeto (outro ex-companheiro seu de ataque), o piloto Nelson Piquet teve a honra de dar o pontapé inicial. Zico, ídolo maior da torcida rubro-negra, concordou em atuar um tempo com a camisa do seu maior rival, mostrando que amizade dos dois estava acima de qualquer rivalidade clubística. O Galinho veio do Japão exclusivamente para a partida.

A torcida vascaína teve um comportamento elegante, porém curioso, no evento. Quando o nome de Zico foi anunciado pelo sistema de alto-falantes do estádio, um breve momento de hesitação tomou conta da galera, ao fim do qual calorosos aplausos foram ouvidos. O mesmo fenômeno se deu após o gol de Bebeto, primeiro da vitória por 2 a 0 do time espanhol. Um curto instante de hesitação e, logo a seguir, aplausos, sendo que alguns torcedores arriscaram gritos de "ê, ô, ê, ô, o Bebeto é um terror", muito cantados na época em que o atacante ainda jogava pelo Vasco.

Durante a partida, e antes da abertura do placar pelo time espanhol, Roberto deixou William em ótimas condições de marcar, mas o chute foi na trave. Já no segundo tempo, em desvantagem no marcador (gol de Bebeto, que em respeito à torcida vascaína não comemorou o tento), Dinamite teve uma falta “daquelas” para empatar a partida. Mas o tiro passou perto. E aos 33 minutos do segundo tempo, o ídolo deixava o campo, iniciando uma emocionante volta olímpica ao lado de trezentas crianças. Não deu para segurar as lágrimas. Era o fim da linha para Roberto Dinamite. Mas seu lugar no coração da imensa galera cruzmaltina está eternizado.

ARTILHARIAS
Campeonato Estadual (Juvenil) 1971
Campeonato Estadual 1978-81-85
Campeonato Brasileiro 1974-84

Maior artilheiro da História do:
Campeonato Brasileiro (1971-1992) 190 gols
Campeonato Estadual RJ (1972-1992) 279 gols
Futebol Carioca (1971-1993) 708 gols

Pra deixar os vascaínos com mais água na boca ainda, deixo aqui o vídeo da atuação mais histórica de Roberto, logo no jogo da volta dele após 5 meses no Barcelona (Espanha). O placar do jogo foi Dinamite 5x2 Corinthians.



http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

domingo, 23 de março de 2008

Super-Sunday - (Liverpool vs M Unide, Chelsea vs Arsenal, Valencia vs Madrid)

Um domingo perfeito........super sunday....so falta um flamengo e vasco.

O liverpool levou um rolete do M. Unided........o cristinao ronaldo e uma fera....que equipaco tem o MU (olho no Nani). O Liverpool jogol bem, a expulsao do ex corintiano Mascherano prejudicol o time, o que explica porem nao justifica os 3 a zero.

Antes do jogo, escutei um comentario sobre o Cristiano Ronaldo:
"E uma mistura do Van Basten com o Incrivel Hulk)

Agora, de barriga no computador alemao de minha super cunhada (jornalista e intelectual) , vejo o Chelsea e o Arsenal....ate agira, 3o do primeiro tempo quem sofre e a bola....
Quel falta no super sunday e o totteham, que sob a batuta do Juande Ramos (que construiu o atual Sevilla) esta em 3 da liga. O projeto do Tottenham e ambicioso, os donos dispoem de 120milhoes de euros para comprar jogadores.


Depois do Chelsea vs Arsenal, jantarei um Real Madrid vs Valencia. O valencia esta empolgado pela vitoria encima do barcelona e o madrid necessita se reafirmar na liga.
A final da copa do rei entre valencia e getafe tem tudo para ser uma grande final, como o rodrigao postou antes, o getafe e uma equipe muito competitiva e tem um plantel bem homogenio. Ja o valencia, nao e o valencia de outros anos e tem que se reafirmar.
Nao sabia que o aldair ainda jogava.....nem que sua camisa estava imortaliyada na roma. So gostaria de saber o que o falcao acha dessa historia.


Proxima semana, estarei de viajem (de trabalho) a Estambul e Bursa na turquia, vou blogar pouco porem vou tentar encontrar algo interessante por ali (qum sabe nao encontro com o zico por aquelas bandas...). E rodrigao, ja te aviso que nao vou a nenhum banho turco.

E AINDA FALAM DO ROMÁRIO...

Para mim, está resolvido. Não discuto mais isso. Se a mala do Aldair pode, o Romário deve continuar jogando. Em nome do bom futebol.

Um dos zagueiros mais malas que eu já vi atuar na seleção brasileira (olha que a concorrência é grande...), reconheço que esteve impecável em pelo menos uma ocasião: a Copa do Mundo de 1994 onde formou o ferrolho do Brasil de Parreira junto com Dunga, Márcio Santos, Jorginho, Mauro Silva e Leonardo (o lateral kickboxer).

Pensei que, para alegria do futebol, ele já tinha se aposentado... qual não foi a minha surpresa quando descubro que ele vai atuar na Copa da UEFA da temporada 2008-2009. Ele é a mais nova (ou a mais velha...) contratação do S.S. Murata, atual campeão de San Marino, que enfrenta o Tampere United da Finlândia pela etapa preliminar da próxima Champions.

Apesar da ruindade, o cara fez parte do já citado time do Brasil campeão do mundo em 1994, de duas seleções campeãs da Copa América e do time que ganhou a Copa das Confederações em 1997. Além disso ganhou a Copa União de 1987 pelo Flamengo (é Copa União mesmo e não Campeonato Brasileiro) e uma Coppa Italia pela Roma, onde sua camisa foi aposentada. Além disso, jogou no Benfica quando a equipe chegou na final da Copa Européia de Clubes Campeões, precursora da Champions, e perdeu para o Milan na final. Ele ainda defendeu Genoa e Liguria, ambos na Série B.

Na Itália, as únicas camisas aposentadas eram as de Luigi Riva, Diego Maradona and Franco Baresi, cujas camisetas do Cagliari (No 11), Napoli (No 10) e AC Milan (No6) não são mais usadas nos respectivos clubes como homenagem a esses atletas.

O outro destaque do time san-marinense é Massimo Agostini, que com seus 43 anos, levou o time ao título nacional. 10 anos atrás, a dupla Agostini-Aldair renderia algum respeito... e agora ? Será que no dia 17 de julho deste ano, o futebol da dupla congelará na Finlândia ?


Pra terminar, mais um item para a coleção espanta-moscas do blog: uma foto do Aldair, que em conjunto com as anteriormente publicadas de Jô, Higuita e Julio Iglesias matam garantidamente qualquer leão...

http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

A ZEBRA AZUL



Na telinha no momento, o Manchester vai batendo o Liverpool por 1x0 e o Masquerado, quer dizer, Mascherano acaba de ser expulso por reclamar, sem razão, do juiz por conta de um cartão amarelo para o Fernando Torres. Foi a primeira expulsão de um jogador do Liverpool na temporada.

E por falar em estatísticas, alguém aí sabe qual é o único times espanhol que nesta temporada ainda disputa La Liga, a Copa Del Rey e um torneio europeu ? Errou quem respondeu Real Madrid, Barcelona, Sevilla, Atlético de Madrid, etc... o dono da marca é o surpreendente Getafe, que enfrenta o Valencia pela final da Copa del Rey (a Copa do Brasil deles), o Bayern Munchen pelas quartas-de-final da UEFA e ainda persegue uma vaga para a mesma competição na disputa de La Liga.

O que para mim ameaça o crescimento do Getafe no cenário europeu são duas coisas: a primeira, ter dado o azar de pegar o Bayern Munchen na UEFA; a outra, o fato de ter uma equipe formada por muitos jogadores jovens, talentosos, mas que não lhe pertencem. Explico: o Getafe tem sido usado pelo Real Madrid, Atletico e Valencia para dar experiência a talentos como Ruben la Red e Esteban Granero (Real Madrid), duas revelações que já mostraram jogo no mundial sub-20 desse ano e Braulio (Atletico) e Jaime Gavilan (Valencia), que formaram na Furia campeã do Euro Sub-19. O risco de tê-los tomados de volta ao final da temporada é grande !

"Los azulones" por outro lado contam com um par de goleiros trapalhões, Roberto 'Pato' Abbondanzieri e Oscar Ustari... raros exemplos de argentinos nada confiáveis na posição... A falta de talento embaixo dos paus é compensada por Belenguer pelo romeno Cosmin Contra, que no caso joga a favor...

A linha de frente do time é o maior destaque na minha opinião: Manu del Moral, Kepa Blanco e Ikechukwu Uche, auxiliados luxuosamente por Juan Angel Albin, mais um jovem talento uruguaio fora do país.

Ano passado, eles perderam a final da Copa del Rey para o Sevilla. Mas nessa temporada, Laudrup parece ter um time com mais moral para chegar adiante. A estabilidade do treinador no cargo contribui para isso uma vez que no ano passado o time serviu de trampolim para Schuster e Quique Sanchez Florez. Creio que se os Getafistas mantiverem treinador e elenco (principalmente os jovens) por mais uma temporada, esse time vai dar trabalho ano que vem.

http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

sábado, 22 de março de 2008

Higuita marca seu gol de número 44

Higuita marca em cobrança de falta seu gol de número 44

Quanto vi essa manchete me assustei...o higuita ainda ta jogando? pois sim, o cabeludo do Higuita continua jogando (outro enfermo da sindrome do Romario....)

René Higuita voltou a fazer gols nesta quinta-feira, ao balançar a rede na vitória de sua equipe, o Deportivo Rionegro, sobre o Valledupar por 4 a 1, pela segundona do Campeonato Colombiano (que nível......).

Higuita, de 41 anos, marcou o terceiro gol do Rionegro ao cobrar uma falta com perfeição, colocando a bola no canto direito do goleiro rival, em um tiro de 20 metros.

E verdade, que Higuita marcou o mundo do futebol por seu look e pela ireverencia em sua forma de ser...quem nao lembra da defesa " escorpiao" que o cara fez em um amistoso entre Colômbia e Inglaterra?? E preciso ter muita moral (e cabelo, pq quem mandava naquele time da colômbia era ele e o Valderrama...)





Aquela equipe da colômbia, com Rincon, Valderrama, Escobar (que foi morto depois....) Higuita...esses caras fizeram o que nos, brasileiros e penta campeões mundiais, nunca fizeram....ganharam da argentina de 5 a zero........la......em buenos aires.....em pleno solo argentino, mandando a Argentina do Maradona para a re-pescagem.

Pessoalmente,o segundo gol e uma pintura do Asprilla e entra na minha lista dos gols que gostaria de fazer...


5 de setembro de 1993 (esse e o september 11 dos argentinos)....foi o dia em que a colômbia entrou para a historia do futebol mundial...falando serio...essa data deveria ser feriado la na colômbia e no brasil também....



A grande questão e saber se o que poderia sair de um controle anti dopping de um argentina vs colômbia naquela época...


http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

quinta-feira, 20 de março de 2008

Julio Iglesias -cantor e pegador de mulher e de bolas (de futebol.....)

Julio Iglesias -cantor e pegador de mulher e de bolas (de futebol.....)

Enquanto o Valencia ganha do barca por 2 a zero vou postando....

Hoje pela manha, enquanto jogava (tentava voltar)basquete, no parque, a lanchonete do lado tocou uma musica do cantor e pegador - Julio Iglesias, o tema em especial era Manuela.....

Bem, depois de uma risada e comentar com alguem a cancao, me vem a surpresa...o cara foi goleiro de futebol profissional, e mais, do Real Madri.

Comecamos......

O Julio, e de origem galega, tem 250 milhões cópias vendidas, 2600 discos de ouro e de platina, quatro mil espetáculos em mais de quinhentas cidades do mundo e uma canção tocada a cada trinta segundos, alem do mais , diz a lenda que e um dos maiores pegadores do mundo......há quem diga que ele já seduziu mais de três mil mulheres. Julio só perde, até que se prove o contrário, para Gene Simonns (4,6 mulheres), o ator Charlie Sheen (cinco mil!) e o porteiro de um hotel de Veneza Umberto Billo (oito mil).....

Bem, vamos a aventura futeboleira de nosso pegador.....

O Julio,comecou como Juvenil do Real Madrid na temporada 61 - 62, porem um tragico acidente de carro fez com que o cantante - pegador, deixa-se o esporte ludopedio e se dedica-se a carreira de cantor e dun juan. Como sequela do acidente, o cantor tem uma grande cicatriz nas costas e uma -peculiar -forma de andar (hum....sera que o Roberto Carlos -cantor - tambem tem sua aventura futebolístico ???)

Bem, apesar da triste historia do acidente, creio que tanto o futebol como a musica sairam ganhando....

PS - Jogaco....3 a 2 para o valencia...finalmente os che estao jogando futebol...

http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

Chamem o gastroentereologista !!!

E o futebol paraibano é destaque na mídia nacional. E desta feita, não é via seu representante de maior prestígio internacional, o clube da Rodrigues Alves, a raposa Campinense Futebol Clube. Nem tampouco é via seu arqui-rival de somenas importância, o Treze Futebol Clube, o tradicional Galo da Borborema...

Quem carrega o nome do futebol paraibano no dia de hoje são os gloriosos dinossauros do Sousa e os novatos da Desportiva Guarabira. A partida disputada entre eles ontem já entrou (ou saiu pelos) para os anais do esporte paraibano ao ser mostrada como destaque no Bom dia Brasil, Globo Esporte e Band Esporte.

O motivo de tanto alvoroço não foram os gols de Fredson (2), Junior Mineiro e Ribinha em favor do vice-líder tiranossáurico do 2o. turno e sim o insólito motivo que acarretou o final da partida... tratou-se de uma refeição com efeito de bomba-relógio programada feita pelo time de Guarabira nos preparativos para a partida.

Exatamente aos 39 minutos do segundo-tempo, exatos 30 segundos após o 4o. gol do Sousa, jogadores do time guarabirense desmaiaram em campo reclamarando de problemas estomacais, deixando a equipe sem número legal para terminar a partida...

A precisão do efeito do atentado assustou a CIA e o FBI. Os dirigentes da Desportiva estão à caça do mestre-cuca terrorista que suspeita-se ser da ignonimiosa organização árabe Al Qagada ou da torpe e maliciosa Kagabollah...

Enquanto isso, pela Libertadores, Washington pareceu imune a um atentado da mesma facção e fez os dois gols do Flu ontem na vitória sobre o Libertad no Paraguai (ele tava com mal-estar estomacal e ameaçou até não jogar... ter que ficar explicando piada pra quem mora fora do Brasil é fogo...)

Ontem, como legítimo patriota que sou, torci pelo time Nacional da Gama do Uruguai mas não adiantou muito porque o time é muito ruim... Sorte assim, nem a do analfabeto que foi aprovado num concurso de uma prefeitura do interior da Bahia e que em entrevista à Rede Bahia alegou ter entregado a Deus o preenchimento do gabarito... suspeita-se de fraude.

http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

quarta-feira, 19 de março de 2008

As maiores torcidas de futebol do mundo

As maiores torcidas de futebol do mundo

A revista "Mundo Estranho" fez um estudo sobre as maiores torcidas de futebol do mundo.

Em cada país, um importante centro de pesquisa forneceu os dados. No Brasil, foi a Datafolha. Os dados obtidos (quase todos de 2007) também mostram o cálculo de quanto representa cada torcida dentro de seu país, de acordo com as projeções populacionais do US Census Bureau para 2008.

Somente as três primeiras torcidas de cada um entraram na pesquisa. E o Flamengo apareceu em primeiro lugar geral, com 32,6 milhões de pessoas, o que representa cerca de 17% da população brasileira. As surpresas são o segundo e terceiro lugares, postos ocupados por dois clubes mexicanos.

O Chivas, de Guadalajara, tem 30,8 milhões de torcedores – o que representa 28% da população do México, cuja pesquisa foi feita pelo Grupo Reforma. Em terceiro, está o América, da Cidade do México, com 26,4 milhões e 24% da população.

Na quarta posição está novamente um clube brasileiro. Trata-se do Corinthians, com 23 milhões de torcedores (algo em torno de 13% do Brasil). O outro clube nacional mencionado na pesquisa é o São Paulo, que aparece na sétima posição, com 15,3 milhões de torcedores (8%).

Antes dele, em quinto lugar geral, aparece o Boca Juniors, da Argentina, com 16,4 milhões. Chama atenção que isto representa, segundo a Equis de Investigacion Social, 40,4% da população hermana.

A Juventus-ITA aparece na 6aco locação, com 16,3 milhões. O Milan está em oitavo, com 13,4 milhões. Em 9o empatados com 13,2 milhões, estão Cruz Azul e Pumas, do México, River Plate-ARG e Real Madrid-ESP.

CLUBETORCEDORES
1º - Flamengo32,6 milhões
2º - Chivas (MEX)30,8 milhões
3º - América (MEX)26,4 milhões
4º - Corinthians23 milhões
5º - Boca Juniors (ARG)16,4 milhões
6º - Juventus (ITA)16,3 milhões
7º - São Paulo15,3 milhões
8º - Milan (ITA)13,4 milhões
9º - Cruz Azul (MEX)13,2 milhões
10º - River Plate (ARG)13,2 milhões
11º - Real Madrid (ESP)13,2 milhões
12º - Kashima Antlers (JAP)12,3 milhões
13º - Gamba Osaka (JAP)11,9 milhões
14º - Jubilo Iwata (JAP)11,7 milhões
15º - Bayern de Munique (ALE)10,5 milhões
16º - Barcelona (ESP)10,4 milhões
17º - Olympique de Marselha (FRA)10,2 milhões
18º - Lyon (FRA)9,6 milhões
19º - Internazionale (ITA)9,3 milhões
20º - Werder Bremen (ALE)5,7 milhões
21º - Schalke 04 (ALE)4,3 milhões
22º - Ajax (HOL)4,3 milhões
23º - Manchester United (ING)4,2 milhões
24º - Benfica (POR)4,1 milhões
25º - Feyenoord (HOL)3,8 milhões
26º - PSG (FRA)3,2 milhões
27º - Liverpool (ING)3,1 milhões
28º - Arsenal (ING)2,6 milhões
29º - Porto (POR)2,6 milhões
30º - Independiente (ARG)2,2 milhões
31º - PSV Eindhoven (HOL)2,1 milhões
32º - Sporting (POR)2,1 milhões

como so entram 3 times de cada pais,ta claro que as torcidas de bahia,vitoria, cruzeiro,atletico,vasco,etc....estariam nessa lista.

De todas as maneiras, dale mengo!!!



http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

Football Money League 2007 - Os times mais ricos do mundo

Football Money League 2007 - Os times mais ricos do mundo


Bem, curtindo o feriado na Espanha e blogando, vamos falar da lista dos times mais ricos do mundo realizada pela famosa e prestigiosa Deloitte - Football Money League 2007

No topo da lista esta o Real Madrid, com incríveis 290 milhões de euros, seguido pelo Bacelona e pela Juventos. No rabo da gata esta o Benfica, com "somente" 85 milhões de euros.

No real e fácil de explicar estas cifra, depois da estrategia de Florentino, de contratar a jogadores galáticos (leia se, Figo, Zidane, Beckham, Ronaldo, Canavarro, etc...).

A eficiência dos galáticos no campo e qüestionável, porem as cifras são inquestionaveis, quanto mais mediáticos mais dinheiro no bolso




O barcelona foi o time que deu o maior salto em relacao ao informe anterior,passando da sexta posicao a segunda, gracas as bons resultados obtidos da liga espanhola, liga dos campeoes e a explosão mediatica do ronaldinho. Deu tao certo, que querem repetiram este ano, com a compra do Henry

Ja a juventos, mostra a forca de sua estrutura e tradição, mesmo abalada pelo escândalo da compra de partidas e na segunda divisão, consegue manter-se lucrativa

Outro fator incrível e o domínio da liga inglesa. Quem nao segue o futebol da ilha com o céu cinza, pode pensar que e um poco exagerado, porem os times ingleses tem um suporte mediático e financeiro increível, e com o passar dos anos, os clubes ingleses passaram a ser alvo de grupos / investidores de futebol, que vêem na liga inglesa uma forma rápida e eficiente de publicidade, não só na Inglaterra como em todo o mundo. O futebol inglês e o que melhor paga no mundo (em media, ta certo que um galático recebe muito em qualquer lugar do mundo, porem na Inglaterra a definição de galático e mais ampla).

Nao sei se no brasil, temos esse tipo de ranking, porem gostaria de ver a diferença entre nossos times e os europeus, certamente a única coisa em comum sera que ambos tem estrelas brasileiras

Quem quiser a informação completa do report, e só acessar o link abaixo
link do informe em pdf (2,7Mb)


http://6858kmdefutebol.blogspot.com/


terça-feira, 18 de março de 2008

Você lembra do PAULINHO McLaren?

Bem depois de escutar do meu primo Hector a frase:
Tais escrevendo um blog? tais vadiando mesmo......

Veho mostrar que blog nao e coisa de vadio nao (bem, pelo menos por enquanto...)

Bem, em homenagem a Hector, vai ai um poste em homenaem ao Paulinho Maclaren (que para min deveria ser chamado de Paulinho Juba de Leão)

Paulinho, que ganhou o apelido de McLaren por causa da equipe de F-1 do piloto brasileiro Ayrton Senna, chegou desacreditado ao Santos, mas aos poucos conquistou a torcida. Chegou a fazer boas duplas no Santos com Serginho Chulapa, Almir (ex-Grêmio) e Guga. Ele foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1991.

"Marquei um gol pelo Santos contra o Bahia num sábado. No dia seguinte, o Senna ganhou o GP do Brasil pela primeira vez, só com duas marchas. Foi muito marcante. Daí veio o apelido", conta Paulinho. "Depois, comecei a marcar gol sempre no mesmo final de semana que o Senna ganhava. Virou uma dobradinha. Aí o apelido pegou de vez", relembra.





Rapaz.....que cabeleira....o Paulinho marcava muitos gols....nao creio que tenha vestido o manto sagrado do futebol alguma vez......que pena!


http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

segunda-feira, 17 de março de 2008

Ronaldinho no padece ningún tipo de lesión muscular ni tendinosa


Ronaldinho no padece ningún tipo de lesión muscular ni tendinosa


Esse fim de semana nem eu (na loto) e nem o Ronaldinho (futebol) jogamos. Da minha parte, foi por pura preguiça...um sabado chuvoso (normal na galicia porem anormal este inverno) me fez padecer da preguiça essa e nao pude baixar os 3 andares do predio,atravessar a rua e fazer a loto santa de todas as semanas......ja o ronaldinho....

O melhor do mundo, idolo do barca vem alargando uma lesao por muito e muito tempo...o mais interessante e que a famosa lesao, apareceu logo quando o holandes sentou ocrack no banco.

Na minha "omiude" opinião de blogueiro,isso e o velho e bom migué. O antigo rei do barca, se ve hoje no pior momento de sua carreira e por encima o barca tampouco esta na melhor fase. Esta claro que depois de jogar um bolao pelo barca, que a propria equipe o defenda e o apoio nessa fase,porem a paciência dos torcedores cule ja esta no limite.

Malandro que e o ronaldinho, tampouco quer se suja nessa ma fase que esta atravessando,por isso melhor nao jogar por lesão que por falta de futebol.

O ano pifio do ronaldinho no barca, faz com que o clube aponte seus canhões para o Borjan, Giovanne do Santos, Iniesta e volte a valorizar o Eto.

Esta claro que todos querem ver o ronaldinho de sempre e esta claro também que nem todo jogador pode estar a 100% de sua forma,porem esta claríssimo que o ronaldinho esta aplicando o maior migue no barca.




http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

VOCÊS ACREDITAM NO DENÍLSON ?



E em Papai Noel ? O Denílson, que hoje marcou um dos 4 gols do Palameiras contra o São Paulo, havia afirmado, durante sua apresentação na chegada ao Palmeiras, que não comemoraria se acaso marcasse contra o São Paulo. Adivinhem quem é o 4o. da esquerda para a direita na foto ?

Pergunto: você compraria um carro usado do Denílson ? E do Roberto Carlos ?

O detalhe do jogo foi que a zaga do São Paulo superou a ruindade cruzmaltina ao cometer 3 pênaltis num intervalo de 19 minutos (dos 31 aos 50 do 2o. tempo). Outro detalhe (futebol é o jogo dos detalhes) foi o horrível gramado em que o prélio foi disputado...



E por falar em números, caiu a invencibilidade do goleiro Tiago no 2o. turno do campeonato carioca. Já eram mais de 400 minutos sem tomar gol no 2o. turno quando o Cardoso Moreira conseguiu vazar o arqueiro vascaíno. No entanto, ele hoje marcou de novo, um golaço de pênalti, com direito a paradinha, queda antecipada do goleiro do temível Cardoso Moreira e tudo mais...

Outro tabu que caiu nessa rodada do Cariocão foi a invencibilidade do Mingau perante o Botafogo que já durava mais de 4 anos. O Botafogo fez 4x2 no mistão escalado por Joel Santana. O detalhe do jogo é que a arbitragem foi muito infeliz no lado disciplinar e o jogo acabou em confusão de novo mesmo não valendo muita coisa... Aliás, diga-se de passagem, achei a expulsão do Obina injusta. O atleta do Flamengo que devia ter sido expulso foi um que deu um carrinho violentíssimo momentos antes. Como o homem do apito não expulsou naquele compensou usando o Obina. Arbitragem lamentável novamente !

Do modo que acabou a rodada é quase certo que as semifinais do 1o. turno vão se repetir no 2o. bastando pra isso que o Vasco não perca para o Fluminense domingo que vem.

No meio da semana, rodada da Libertadores, amistosos pela Europa e o jogo do ano em Bragança Paulista (somente lá): Bragantino x Vasco pela Copa do Brasil.

http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

domingo, 16 de março de 2008

Leia (seleção feminina brasileira de futebol sub 20,) - cobrança de lateral

A jogadora Leia, da seleção feminina sub 20 do Brasil, encontrou uma ótima maneira para ganhar força na cobrança de lateral e atirar a bola até a grande área adversária. Sem dúvida um entretenimento a mais para a partida.


Fonte - o excelente blog SEDENTARIO e HIPERATIVO (http://www.sedentario.org/)

5 mim de google e achei o termo futebolistico para o tal - Flip Throw-in






http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

OLHA A CABELEIRA DO ZEZÉ, QUER DIZER, DO JÔ...


Hoje o Jornal da Band deu destaque a gols do campeonato russo (???) devido ao tento marcado pelo ex-corinthiano Jô, que segue infernizando as zagas cossacas com seu talento e com seu penteado de provocar pesadelos em qualquer zagueiro que o enfrente...

http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

sexta-feira, 14 de março de 2008

HÁ 60 ANOS NASCIA O EXPRESSO DA VITÓRIA


As manchetes do jornal dos Sports de 15 de março de 1948 eram as seguintes: "Recebamos os vascaínos como autênticos heróis de uma jornada sem precedentes"; "Partiram para a vitória e venceram!"; "Que todos acorram ao aeroporto!"; "Vozes do esporte louvam a conquista sensacional"; "No Galeão às 17,30 e no aeroporto uma hora depois".

O motivo: o Clube de Regatas Vasco da Gama conquistava a 60 anos o primeiro título internacional de um clube brasileiro. E o fez de forma invicta. No peito, na raça e numa disputa de pontos corridos.

Depois do Trem da Vitória, equipe bi-campeã carioca em 1930 (em 1931 esse time chegou a aplicar um 7x0 na baba do Flamengo), nascia e ficava pra sempre na história do Vasco o Expresso da Vitória.

HOMENAGENS

“A vitória não é só dos vascaínos. É do desporto brasileiro.”

(João Lyra Filho, Presidente do Conselho Nacional de Desportos, o CND, na época a instância máxima do esporte brasileiro)

“Tenho o maior prazer de felicitar os esportistas brasileiros por tanto denodo, perseverança e disciplina que elevaram o nome do esporte nacional, levantando com justiça o título de campeão sul-americano.”

(General Ângelo Mendes de Morais, Prefeito do Distrito Federal - na época o Rio de Janeiro ainda era a capital do Brasil)

“A ABI - Associação Brasileira de Imprensa -, sempre atenta a todas as festas que assinalam tanto os triunfos da inteligência como os da vida desportiva na sua mais alta expressão, não pode deixar de compartilhar com o maior entusiasmo das manifestações vibrantes do regosijo público pela vitória grandiosa que vem de alcançar denodadamente o grêmio da Cruz de Malta nesta parte do hemisfério, conquistando o título de campeão invicto num certame glorioso de campeões. Esse acontecimento equivale à consagração de nossa indisputada primazia no esporte continental.”

(Herbert Moses, Presidente da Associação Brasileira de Imprensa - ABI)

O RECONHECIMENTO DA CONMEBOL

No início de 1996, o Comitê Executivo da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) reconheceu o Vasco como primeiro campeão sul-americano de clubes. A decisão só não foi unânime porque o representante do Flamengo, Michel (Imbecil) Assef, votou contra o reconhecimento. Alguém aí suspeita de mais um motivo para o Vasco não reconhecer o título Intercontinental de clubes do rival como campeonato mundial ???

A oficialização do título de 1948 por parte da entidade máxima do futebol na América do Sul elevou o Gigante da Colina à condição de primeiro clube do mundo a ter conquistado um campeonato continental oficial, uma vez que as competições similares em outros continentes só começaram a ser realizadas na década de 1950.

O Vasco ganhou também o direito de participar da Supercopa, torneio então restrito aos clubes vencedores da Taça Libertadores da América. Jogou a edição de 1997, em que foi eliminado curiosamente pelo River Plate. Em 1998 - ano em que o Vasco ganhou a Libertadores -, a Supercopa fui substituída pela Copa Mercosul. O Vasco disputou todas as edições da nova competição e conquistou-a brilhantemente em 2000, levantando assim seu terceiro título sul-americano oficial.

A CAMPANHA
Vasco 2x1 Litoral (BOl)
Vasco 4x1 Nacional (Uru)
Vasco 4x0 Municipal
Vasco 1x0 Emelec (Equ)
Vasco 1x1 Colo Colo (Chi)
Vasco 0x0 River Plate (Arg)

OS HERÓIS:

- Goleiros: Barbosa e Barcheta
- Zagueiros: Augusto, Wilson e Rafagnelli
- Médios: Ely, Danilo, Jorge e Moacir
- Atacantes: Nestor, Djalma, Maneca, Lelé, Friaça, Dimas, Ademir "Queixada" Menezes, Ismael e Chico

Os pesquisadores Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida, ambos vascaínos, estão produzindo um livro intitulado "Um Expresso chamado Vitória"(em fase final de edição) cujo lançamento está previsto para 21 de agosto deste ano, dia do aniversário de 110 anos do Club de Regatas Vasco da Gama. Entre em contato com os autores por intermédio do e-mail expressovasco@ig.com.br e garanta já o seu exemplar desta obra obrigatória na biblioteca de qualquer vascaíno. O pagamento antecipado dá direito à entrega do livro em sua residência e a concorrer ao sorteio de uma camisa Retrô 1948 do Vasco.

O http://www.netvasco.com.br traz um especial em 10 capítulos com o passo dessa história de autoria dos vascaínos citados acima. Não perca esse documento histórico.

http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

READY, SET, GO !!!!



Rinat Dasaev, embaixador da final deste ano da Champions League que acontecerá em Moscou, na Rússia definiu com suas mãos poderosas de melhor goleiro que eu já vi atuar as quartas-de-final da Champions

01 e 02/Abr (ida)
Jogo 1 - Arsenal x Liverpool - Londres
Jogo 4 - Fenerbahçe SK x Chelsea - Istambul

Jogo 3 - AS Roma x Manchester United - Roma
Jogo 2 - FC Schalke 04 x FC Barcelona - Gelserkichen

A volta será em 08 e 09/Abr com os mandos de campo invertidos.

O vencedor do jogo 1 enfrenta o vencedor do jogo 4 e, obviamente, o do jogo 3 pega o do jogo 2 nas semis. O único confronto que já aconteceu nesta edição da Champions é AS Roma x Manchester, que foi 1x1 na Itália e 2x1 para os Red Devils da Inglaterra.



Para a Copa da UEFA cuja final será em Manchester, uma semana antes da final da Champions, os confrontos serão os seguintes (uma semana antes da Copa da UEFA):

03/Abr
Jogo 1 - Bayern Leverkusen x Fc Zenit - Leverkusen
Jogo 4 - ACF Fiorentina x PSV Eindhoven - Florença

Jogo 2 - Rangers FC x Sporting - Glasgow
Jogo 3 - Bayern Munchen x Getafe CF - Munique

As partidas de volta serão em 10/Abr com os mandos de campo invertidos.

O único confronto entre dois times que vieram rebaixados da Champions League (3o. colocados na fase inicial de grupos será aquele entre Rangers FC e Sporting). Aqui também o vencedor do Jogo 1 pega o vencedor do jogo 4 e o do 2, o do 3.

O embaixador da final da Copa UEFA e responsável pelo sorteio dos jogos foi o Denis Law do clássico time do Manchester que tinha, dentre outros craques, George Best.

Para o Brasil, os confrontos serão mostrados pela ESPN, ESPN Brasil TV Record (Champions League) e ESPN, ESPN BRasil (UEFA).

http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

quinta-feira, 13 de março de 2008

Pelo bem do futebol !

A FIFA decidiu atacar algumas áreas preocupantes (mal-cheirosas pra dizer o mínimo...) do futebol mundial. Vide http://tinyurl.com/2tp28l/

No Congresso da FIFA de 2005, a entidade criou uma força-tarefa chamada "For the good of the game" (para o bem do jogo) numa tentative de resolver problemas que afetam o futebol mundial. Esse task-force deu origem a um Comitê Estratégico em 2007 cujo objetivo é por em prática os princípios estabelecidos pelo grupo, relativos à finanças, política e competição.

A FIFA promete que já no início de 2009 serão aplicadas as seguintes medidas:

- Adoção de um sistema on-line, baseado na Internet, de registro de transferências substituindo o dinossáurico sistema de troca de faxes entres as federações envolvidas. Eurico Miranda já prometeu se cuidar porque o sistema vai exigir que as transferências bancárias sejam feitas estritamente entre os clubes envolvidos, mostrando claramente a origem e o destino da grana envolvida com o objetivo de tornar as transações mais transparentes. O piloto começa com 30 países em 01/Jan/2009.

- Influência de terceiros sobre os clubes: a FIFA objetiva aqui acabar com a "posse" por parte de entidades, que não os clubes, tais como empresários e empresas, de direitos sobre os atletas. OS clubes não vão mais poder autorizar que uma terceira parte esteja legalmente nas transferências ou nos contratos dos atletas. O objetivo é simplificar as relações entre jogadores, agentes e clubes e com isso impedir negociações onde o empresário vende ou transfere o jogador de um clube para outro sem que o clube de origem fique sabendo como, por exemplo, ocorreu com o Leandro Amaral que está sem poder jogar pelo Fluminense devido a uma transferência desse tipo que o tirou do Vasco.

- Sistema de alerta avançado contra apostas ilegais: trata-se de um sistema de monitoramento que pretende detectar irregularidades em apostas em jogos de futebol num estágio ainda embrionário... A FIFA afirma já ter testado esse sistema na Copa da Alemanha em 2006 e além disso, alega estar monitorando pelo mesmo sistema os jogos eliminatórios da Copa de 2010. Acho que o Milan vai perder um patrocinador...

- Nova regulamentação sobre os agentes dos jogadores: o licenciamento dos agentes FIFA (aqueles que podem legalmente agenciar transferências internacionais) passa a ter vencimento ao invés de ser vitalício como hoje (os agentes têm que passar por exames junto à FIFA demonstrando conhecer as regras que regem essas negociações). Os clubes ficam proibidos de fazer pagamentos a essas figuras, que devem ser remunerados exclusivamente pelos atletas. Digamos que um agente incite um jogador a assinar um contrato pra ganhar 10 reais. Depois de duas temporadas, o agente diz que outro clube paga 20. O craque rompe o contrato e assina com o novo clube. De acordo com a nova regulamentação, é possível que o clube prejudicado recorra ao tribunal industrial da FIFA, que nestes casos pode vir à suspender o jogador por quebra de contrato e ainda determinar que o Comitê para Status dos Jogadores suspenda o negociante.

Proteção ao sistema de acesso e descenso para os times: acesso e descenso nos campeonatos nacionais devem ser decididos dentro de campo evitando casos como o que ocorreu na Espanha recentemente onde o Granada 74, clube da 4a. divisão, comprou o Murcia da 2a. e depois mudou o clube de local para Granada, promovendo o clube local artificialmente para a segundona. Ou seja, tapetão para reerguer o Corinthians só vale se for esse ano...

Implementação de um código eleitoral para as confederações nacionais: O TSE que se cuide... a FIFA promete padronizar as eleições para as federações: Otávio Pinto Guimarães, Nabi Abi Chedid reviraram na tumba e o Ricardo Teixeira passou mal ao saber... o código já está disponível desde 01/Jan/2008 e sua implementação é obrigatória a partir das próximas eleições para as confederações. Ultimante a FIFA teve que interferir nas eleições no Azerbaijão, Burundi, República Centro-Africana,Irã, Omã, Togo, Tadjiquistão, Peru, Turcomenistão e Iêmen. Eurico Miranda deve ter respirado aliviado pelo fato de a determinação não envolver eleições de clubes...

- Criação de tribunais para resolver disputas localmente através das chamadas Dispute Resolution Chambers (DRC). O objetivo é permitir que jogadores e clubes possam ser representados e defendidos no caso de conflitos já que fazer turismo em Zurique ainda custa caro pra caramba... 15 países farão um piloto e depois a medida será estendida aos demais países-membros.

- Sistema internacional de licenciamento de clubes: a FIFA quer que os donos/acionistas dos clubes sejam devidamente conhecidos do público, garantindo a que a integridade dos clubes seja mantida e evitando os abalos a que estão sujeitos os capitais de origem desconhecida tais como lavagem de dinheiro. A FIFA deve implementar um sistema de licenciamento internacional para os clubes em colaboração com as confederações nacionais, projeto que já começou com a Ásia desde janeiro deste ano. O site da FIFA menciona que em 2004 um investidor por somas fabulosas de dinheiro em um clube sul-americano, reforçando o time espetacularmente. Quando veio à tona que o dinheiro tinha origem suspeita, o investimento parou e 3 anos depois o clube caiu para a segunda divisão. Seria o Corinthians ??? Ah... esses grandes mistérios da humanidade...

- Acordo-padrão sobre colaboração: fornece às associações-membro da FIFA um direcional sobre os direitos e responsabilidades das associações e dos governos a que estão submetidas evitando, por exemplo, casos como o que ocorreu recentemente na África onde havia uma misturada geral entre a grana da federação nacional e do ministérios dos esportes local impedindo que um técnico fosse contratado para a seleção nacional porque não se sabia de onde o dinheiro para pagá-lo viria...

http://6858kmdefutebol.blogspot.com/

BOTA DE OURO (ESM Golden Shoe) - 2008

A luta pela bota de ouro 2008, esta bem equilibrada este ano. O Luis FABULOSO, esta ai, perdendo por um pescoço para o Cristiano Ronaldo.....

O ultimo brazuca que levou a bota de Ouro, foi o Jardel , aquele que batia penalty com a cabeça




Name

Club

Goals

Score

**

wk 9

1.

C. Ronaldo

Man. United (Eng)

21

42

(2)


2.

Fabiano

Sevilla (Spa)

20

40

(2)

+1

3.

Huntelaar

Ajax

26

39

(1,5)


4.

Adebayor

Arsenal (Eng)

19

38

(2)



Torres

Liverpool (Eng)

19

38

(2)

+4

6.

Benzema

Olymp. Lyon (Fra)

17

34

(2)

+1

7.

Helstad

SK Brann (Noo) *

22

33

(1,5)


8.

Trezeguet

Juventus (Ita)

16

32

(2)

+1


Borriello

Genoa (Ita)

16

32

(2)



Griffiths

Llanelli AFC (Wal)

32

32

(1)


11.

Milito

Real Zaragoza (Spa)

15

30

(2)

+1


Ibrahimovic

Internazionale (Ita)

15

30

(2)

+1

13.

Lipartov

JK Trans (Est) *

29

29

(1)


14.

N'Kufo

FC Twente

19

28,5

(1,5)



McDonald

Celtic (Sch)

19

28,5

(1,5)



Nannskog

Stabæk (Noo)

19

28,5

(1,5)


17.

Toni

Bayern München (Dui)

14

28

(2)

+1


Gomez

VfB Stugttgart (Dui)

14

28

(2)

+3


Mutu

Fiorentina (Ita)

14

28

(2)



Guiza

Real Mallorca (Spa)

14

28

(2)

+2

21.

Lopez

FC Porto (Por)

18

27

(1,5)



Ijeh

Viking (Noo) *

18

27

(1,5)




http://6858kmdefutebol.blogspot.com/